24 de abril de 2024

“A Graça de Maria”: escritor Edson Lodi lança livro e CD de poemas e canções no Acre

livro-lancalançamento

A Graça de Maria – Poemas Devocionais é o novo livro de autoria do poeta Edson Lodi, que será lançado nessa sexta-feira, 12, às 18h, no Palácio da Justiça do Acre, com a presença do autor e de debatedores convidados. O evento é patrocinado pelo Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, com apoio cultural do Tribunal de Justiça do Acre, Universidade Federal do Acre e Livraria Paim.

A figura de Maria, a Mãe de Deus, sempre mereceu a atenção de grandes poetas ao longo dos séculos. Dante, Garcia Lorca, Bandeira, foram alguns dos que se debruçaram sobre sua terna imagem e se dispuseram a contar os sentimentos que a Virgem Mãe lhes infundia. Francisco de Assis, poeta de estro, também dedicou a ela poema de raro vigor, em versos definitivos, que deixam transparecer a alta dignidade que a ela consagrava: “Em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo o bem”, testificou o Santo.

livro-lanca

Edson Lodi, poeta de pena espontânea e singela, acompanha essa rica tradição e se lança em um poema para uma vez mais evocar em versos a meiga simplicidade da Virgem Santíssima. Inspiração guiada por genuína veneração, desvelando nessa aproximação novos e, por vezes, surpreendentes ângulos. Em longo poema, a devoção que preenche a alma e se derrama, espalhando pelos versos a admiração e o encanto, a doçura e a delicadeza da Mãe Peregrina, sua infinita compreensão, seu infinito amor — em uma só palavra: a Graça. A Graça de Maria.

Sobre a obra

O livro é diagramado pelo experiente artista brasiliense Renato Palet e tem sua capa ilustrada pela conceituada artista plástica Judy Hass, americana nascida e criada em Aspen, no Colorado, EUA. A artista ilustra o livro com sua recriação a partir de pintores consagrados como Leonardo da Vinci e Carl Bloch, William-Adolphe Bouguereau e Charles Chambers.

A obra é apresentada por Fernando Campos, poeta, músico, compositor e autor das músicas que acompanham o CD anexo ao livro, em parceria com Marcos Mesquita (Andarilhos). A produção musical é de Anderson Mariano com apoio técnico de Marcelo Abrahão. Recitam os poemas Fátima Rabello e Jackson Costa.
Os exemplares em versão impressa custam o valor de 30 reais, incluindo o citado CD de poemas e canções.

Música, poesia e debates

Durante o evento haverá uma programação cultural, onde estão confirmadas a apresentação do Coral da Ufac, sob a regência do Maestro Domingos Bueno, a declamação de poemas pela artista Karla Martins e exposição de trabalhos de artistas plásticos locais.

Haverá ainda um debate sobre o tema “As formas com que a poesia devocional – ampliada ou inspirada pelo uso da ayahuasca – podem despertar no leitor a religiosidade em seu sentido pleno e natural”, com a participação de convidados qualificados como o juiz federal Jair Facundes, o historiador Marcus Vinicius e a atriz Karla Martins, Presidente da Fundação Elias Mansour.

escritolo

Sobre o autor

Edson Lodi reside em Brasília há mais de 45 anos. Sente-se honrado em afirmar que nasceu em Minas Gerais, pela vontade de Deus, tornou-se candango pela vontade de seus pais, e acreano por sua livre escolha. Conheceu o Acre a convite do Senador José Guiomard dos Santos, na década de 80, com que trabalhou por alguns anos. E foi amor à primeira visita.

Uma de suas paixões é o bonsaísmo. Com a arte do Bonsai aprendeu a contemplar as coisas pequenas – nem por isto menos grandiosas – da natureza.

Poeta e escritor, Edson Lodi é autor de quatro livros e dedica-se à poesia desde 2004, quando lançou o primeiro livro “Estrela da Minha Vida – Histórias do Sertão”. A obra foi denominada pelo escritor Carlos Ribeiro de “Crônicas de Encantamentos”. A segunda edição foi publicada em 2011, pela Editora Pedra Nova. Nele constam histórias de lugares e de gente do Acre.

O segundo livro publicado pelo autor em 2007, chama-se Travessia – Poemas. Foi editado pela Thesaurus e faz parte da Coleção Itiquira.

No ano de 2010 foi editado pela Pedra Nova o livro RELICÁRIO – Imagens do Sertão. A primeira edição, com três mil exemplares impressos, foi esgotada rapidamente. A segunda edição revista e ampliada está em fase de publicação.

Dia 12 de dezembro próximo, o autor lança seu quarto livro – “A Graça de Maria – Poemas Devocionais”, em Rio Branco-Acre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost