17 de abril de 2024

Caso Pinté: Câmara Criminal anula Júri que absolveu acusada pelo assassinato de vereador

pinteanulado!

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre julgou nesta quinta-feira (4) a apelação criminal nº 0000202-72.2011.8.01.0006, interposta pelo Ministério Público Estadual (MPAC), e anulou o Júri que absolveu Maria da Conceição da Silva Araújo.

Juntamente com o ex-prefeito do Município (seu filho), Carlos César Nunes de Araújo, e outros réus, ela foi acusada pelo assassinato do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Acrelândia, Fernando José da Costa, o “Pinté”, ocorrido no ano de 2010.

pinte

No julgamento do Tribunal do Júri, realizado em novembro de 2011, porém, ela foi absolvida pelos jurados. Foi exatamente aí que o MPAC vislumbrou uma contradição: o Conselho de Sentença creditou à Maria da Conceição a autoria e materialidade do crime, mas não a condenou.

Ao apreciaram esse apelação, os desembargadores Denise Bonfim (relatora e presidente do Órgão Julgador) e Adair Longuini (revisor e membro convocado) deram provimento ao apelo do Ministério Público. Já o desembargador Samoel Evangelista (membro efetivo) foi divergente, de maneira que votou pela manutenção da decisão do Tribunal de Júri da Comarca de Acrelândia.

A situação dos outros réus

Na mesma sessão ordinária, os membros da Câmara decidiram elevar a pena dos apelados (Carlos César e Jonas Prado) – fixada inicialmente pelo Conselho de Sentença em 16 anos e seis meses em regime fechado para 18 anos no mesmo regime. O desembargador Samoel Evangelista foi divergente.

Os desembargadores rejeitaram à unanimidade todas as preliminares suscitadas pelos réus (a exemplo da suposta imparcialidade dos jurados).

No que diz respeito ao réu José Antônio da Silva (vulgo ‘Zézão’) – o qual supostamente teria emprestado a arma utilizada no crime -, ele havia sido condenado pelo Júri a 15 anos e oito meses por homicídio qualificado.

Com a decisão da Câmara desta quinta-feira, no entanto, houve entendimento de que a capitulação atribuída a ele pelo Conselho de Sentença deveria ser homicídio simples e não qualificado – já que não se comprovou que ele sabia em que circunstâncias, local, modus operandi etc, a arma seria utilizada.

José Antônio da Silva teve a pena reduzida para seis anos e oito meses em regime semiaberto.

A Câmara Criminal declarou à unanimidade por fim extinta a punibilidade do apelante José Valcir da Silva, em virtude de sua morte, na forma do artigo 62, do Código de Processo Penal.

As partes envolvidas ainda poderão recorrer dessa decisão.

camara

 

A denúncia

 

Carlos César Nunes de Araújo (ex-prefeito), Jonas Vieira Prado (ex-secretário) e José Antônio da Silva (vulgo ‘Zézão’) foram considerados culpados pelo Tribunal do Júri da Comarca de Acrelândia.

À época, os jurados concordaram com a tese apresentada pelo MPAC, segundo a qual os acusados planejaram e encomendaram o assassinato de Pinté em razão de uma desavença política.

De acordo com a denúncia, Pinté teria mudado seu posicionamento político e passado a contestar publicamente a gestão do então prefeito de Acrelândia Carlos César Nunes de Araújo.

Ainda segundo o Ministério Público, Pinté também teria reunido supostas provas da má administração do prefeito e pretendia torná-las públicas no plenário da Câmara, com o intuito de provocar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as irregularidades, mas foi assassinado dois dias antes da data prevista para a realização da sessão.

Os réus responderam pela prática dos crimes tipificados no Código Penal art. 121, parágrafo 2º, incisos I (vingança/mediante recompensa), II (emboscada/ recurso que dificultou a defesa do ofendido) e V (para garantir a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost