24 de abril de 2024

Parada Gay que seria neste mês é cancelada; AHAC remarca evento para janeiro de 2015

parada-gaynota

A Associação de Homossexuais do Acre (AHAC) enviou à redação do portal ContilNet Notícias nota informando que a data de realização da X Semana Acreana da Diversidade, que seria realizada entre os dias 15 a 21 de dezembro deste ano, foi alterada.

De acordo com a nota assinada por várias entidades, o evento foi remarcado para acontecer no período de 19 a 21 de janeiro de 2015.

parada-gay

A nota diz, ainda, que a contratação de agenda dos artistas, como agendamento de datas neste período e contratação de passagens não foi possível, por isso a data foi alterada.

Veja a nota na íntegra:

NOTA ESCLARECIMENTO

NOVA DATA

X Semana Acreana da Diversidade

A Associação de Homossexuais do Acre, membro fundadora do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Acre, com a parceria da Associação de Mulheres Acreanas Revolucionárias (AMAR), Associação das Travestis do Acre (ATRAC), Associação de Redução de Danos do Acre (Aredacre), Entidade Lésbica do Acre (ELA), ABORDA, voluntários e produtores culturais, vem a publico esclarecer que a data para a realização da X Semana Acreana da Diversidade, de 15 a 21 de dezembro de 2014, terminando com a realização da X Parada do Orgulho LGBT do Acre, no dia 21 de Dezembro de 2014, foi transferida para o mês de Janeiro de 2015, no período de 19 a 25 de Janeiro de 2015.

O motivo pelo qual houve a decisão de mudança da referida data e que leva o coletivo de instituições, voluntários e produtores culturais, que produzem a programação da X Semana Acreana da Diversidade, é pelo fato de torna-se inviável a contratação de agenda de artistas, como agendamento de datas neste período, contratação de passagens aéreas, alterando os valores em dobro devido o período festivo de final de ano, prejudicando toda uma programação que enriquece o calendário acreano, e inviabilizando o projeto.

Esclarecemos ainda que o coletivo do movimento LGBT do Acre decidiu neste ano de 2014, não realizar a programação da X Semana Acreana da Diversidade no período eleitoral, pois sabemos que mais uma vez a causa corria o risco de ser utilizada como mercadoria de troca em qualquer segmento de apoio eleitoral dos fundamentalistas religiosos, que muitas vezes usam as manifestações do movimento LGBT para nos atingir e denegrir nossas atividades que tem como cunho a visibilidade, o respeito e a promoção da cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Estado do Acre.

Após período eleitoral do 2° turno, caímos em campo para agilizarmos os processos e organizarmos a programação rica de detalhes envolvendo apresentação artística e cultural, com a participação de artistas locais e atrações de fora do Estado. A programação inclui teatro, palestras, oficinas, torneios de futebol feminino e vôlei gay, Concurso da Realeza Gay, Travesti e Lésbica da Parada do Orgulho LGBT, e na abertura teríamos a presença do Deputado Federal Jean Wyllys do Psol. Diante das dificuldades apresentadas pelo período no mês de dezembro, como citado acima, o coletivo achou por bem transferir nossas atividades para o mês de Janeiro de 2015, onde haverá datas propicias para que possamos realizar todas as nossas atividades sem perder o capital político de empoderamento da Semana Acreanas da Diversidade.

Esclarecemos também a população acreana, que não é rico para o movimento acreano LGBT realizar apenas a Parada do Orgulho LGBT, sem antes termos uma vasta programação de atividades que possam incitar à população a reflexão sobre o respeito e a cidadania desta parcela que ainda sofre discriminação, homofobia, lesbofobia e principalmente transfobia. A Parada do Orgulho LGBT do Acre, é a nossa manifestação pela qual culmina com o encerramento de todas as atividades de cunho social e político ao nosso movimento. Por muito tempo, alguns setores conservadores nos acusam, dizendo que nossa intenção é apenas festiva, julgando nossa ação como algo carnavalesco e pitoresco. Por esse motivo jamais iremos perder mesmo que no descontentamento de muitos, de realizarmos nossas atividades que antecedem as Paradas, pois são ela ainda a nossa marca registrada no enfrentamento a hipocrisia que culmina ceifando a vida de milhares de homossexuais.

Neste ano de 2014, já tivemos 6 (seis) assassinatos envolvendo pessoas de orientação homossexual, com o mesmo modo operantes crime, de conotações sexuais, fora as diversas violações de agressões e incitações a violência dirigidas as pessoas homossexuais de nosso Estado. Onde seus algozes e muitos agentes públicos julgam as vitimas e a culpam pelas agressões e violações de suas vidas, por ainda ter essa nuvem de preconceito e discriminação em relação aos homossexuais. Com tantas violações, portanto, não seria saudável apenas a realização de qualquer maneira das atividades propostas da X Semana Acreana da Diversidade em que pese precisamos reforçar essa luta, pois o aumento da criminalidade e as violações aos homossexuais estão em números alarmantes. E neste processo esperamos que os nossos governantes possam colocar a frente de suas pastas de Direitos Humanos, pessoas comprometidas com a causa da cidadania LGBT, pessoas pelas quais não instalem a homofobia institucional nos seus espaços, e com isso ajudando o aumento da violência e da discriminação a nossa população LGBT.

Esperamos a compreensão de todos e todas, e no ano de 2015, já informamos que teremos um ano atípico, pois haverá a realização de duas Semanas Acreanas da Diversidade, dando gás e força nesta luta diária de enfrentamentos para que todos possam ter um lugar ao sol.
Com muito carinho convidamos a todos para embarcar no janeiro de 2015, como o mês da Diversidade Acreana. Anote a data de 19 a 25 de Janeiro, a realização da X Semana Acreana da Diversidade, encerrando no dia 25 de Janeiro com a X Parada do Orgulho LGBT do Acre.
Que todos possam aproveitar a finalização de ano com suas famílias, e que as forças dos cosmos, e que o Deus de cada um, possa propiciar paz, saúde e fé em cada um de nós.

Associação de Homossexuais do Acre,
Associação de Mulheres Acreanas Revolucionárias (AMAR),
Associação das Travestis do Acre (ATRAC),
Associação de Redução de Danos do Acre (Aredacre),
ABORDA,
Entidade Lésbica do Acre (ELA),
Parceiros,
Produtores culturais

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost