Retro: confira tudo que aconteceu em 2014 e a matéria mais acessada do ano na ContilNet

retro-caparetro 2014

Sem dúvidas, 2014 foi um ano recheado de notícias. Foram vários os temas que chamaram a atenção do leitor no ano. Eleições, polêmicas, Enem, Copa do Mundo foram um destes assuntos. Aqui, na ContilNet Notícias, foram várias as reportagens que repercutiram na internet e ganharam espaço no cenário nacional.

Com base nos assuntos mais comentados pelos internautas, a reportagem do portal ContilNet Notícias elaborou um Top 10 com os principais temas que dominaram a internet neste 2014.

10 – Enem 2014: prós e contras segundo o leitor

Para alguns, foi surpreendente; para outros, decepcionante. O fato é que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em todo o país e que serve como porta de entrada para as principais instituições de ensino superior, deu o que falar em 2014.

Na ContilNet Notícias, o tema foi recorrente. Dentre as principais manchetes envolvendo o certame, destacamos que o exame chegou a marca de 8,7 milhões de inscritos. Destacamos também que o certame começou sendo recorde de inscritos e ‘blitz’ antifraude, no Acre e no Brasil.

O tema não foi citado apenas no período de realização do teste. Neste mês de dezembro, mais precisamente na primeira quinzena, foi a vez das pessoas privadas de liberdade terem acesso a realização do exame. Na ocasião, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) afirmou que 318 detentos das unidades prisionais localizadas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Senador Guiomard, fariam a prova. Destes, a maior parte está na capital: 116.

Mas o que dominou mesmo foi a redação: o tema em questão, “Publicidade infantil em questão no Brasil”, dividiu opiniões. O resultado das críticas saiu nesta semana: o ensino público no Acre ficou em baixa e nove das 10 maiores médias do Enem no Acre são de escolas particulares.

9 – Manifestações no Acre: o desejo de mudança versus o silêncio das autoridades

O ano de 2014 também foi de muitas manifestações no Acre. Um dos casos de maior repercussão aconteceu no último mês de novembro: em protesto por falta de mordia, uma mulher grávida se acorrentou à Prefeitura de Rio Branco. A dona de casa Nágila da Silva Queiroz se acorrentou nas primeiras horas da manhã. “A mulher, que declarou não ter onde morar, disse estar protestando por não ter sido contemplada por programas habitacionais”, destacou a jornalista Gina Menezes. Posteriormente, ela foi atendida por um assistente social.

Outro manifesto de bastante repercussão foi o ato realizado por motoristas de. Eles pararam as atividades em protesto a morte de um colega de trabalho, que foi alvejado no exercício da profissão. Raimundo Marconi Santana Silva morreu durante uma tentativa frustrada de assalto. O ato de protesto deixou milhares de usuários do sistema coletivo sem transporte.

A greve dos professores é destaque todos os anos mas, em 2014, o que chamou a atenção do grande público foi a forma com que os professores foram tratados. Sem receber por vários meses e tendo seus salários reduzidos, os professores no último mês de novembro, organizaram protesto no gabinete do governador por conta da redução.

Outro fator que gerou alguns protestos foi o aumento de combustível. Mesmo com o etanol e a gasolina tendo preços exorbitantes, no último mês, a Petrobras anunciou reajuste em 5% no diesel, e a gasolina, em 3%.

8 – Eleições no Brasil e no Acre: uma nação e um estado divididos

Mesmo tendo acontecido em outubro, as eleições ainda são tema recorrente nos jornais do Acre. A última notícia envolvendo o tema diz respeito a um manifesto: profissionais da saúde foram as ruas cobrar do governo promessas feitas antes das eleições.

prosaude

Atos como este mostram o resultado das urnas: o Acre, a exemplo do Brasil, teve resultados bastante parecidos. Tião Viana (PT) foi reeleito, mas Marcio Bittar (PSDB) não desanimou e emocionou os eleitores com um belo discurso após a divulgação de dados consolidados referente ao segundo turno: “ficou provado que o Acre não pertence a uma cor partidária”.

Porém, engana-se quem pensa que apenas o desempenho dos candidatos foi destaque na imprensa: um portal tratou de fazer uma lista com os nomes mais curiosos nas eleições de 2014. O Acre apareceu na lista com alguns nomes, considerados pela publicação “esdrúxulos”. Veja!

7 – Copa do Mundo

O assunto começou a ganhar proporções maiores no Acre quando Rio Branco recebeu a visita da Taça da competição. Isto aconteceu no dia 17 de maio e reuniu uma multidão para ver a taça. O tour foi patrocinado pela Coca-Cola e durou 225 dias, necessários para recorrer cerca de 150 mil km pelo mundo.

Mas a competição começou a ganhar os jornais muito tempo antes do seu início: em dezembro de 2013, um jornal espanhol afirmou que o ‘Brasil é um caos à espera da Copa do Mundo‘. A publicação gerou grande polêmica. Os constantes ataques de Romário aos gastos do Mundial também foram abordados pela reportagem, tal como os problemas sociais e a alta da inflação. Por conta dos protestos, o jornal chegou a afirmar que a Fifa pensou em mudar a sede do Mundial de 2014 para os Estados Unidos, ideia que teria sido rapidamente descartada.

Já na época da competição, o que repercutiu foi a sorte de um acreano, que realizou um sonho ao assistir partida entre Alemanha e Portugal pelo grupo G. O Acreano Jhonnis Filho de Araújo Medeiros e o seu padrasto, o médico pneumologista Mateus Rosas Teles, prestigiaram o jogo entre Alemanha e Portugal, em terras baianas.

acreano-sonho-copa

Mesmo tendo saldo positivo, segundo especialistas, o país teve um árduo trabalho para organizar a competição: o Governo teve de fazer proposta para evitar que Polícia Federal parasse durante os jogos da Copa. Dentre outros problemas, como as vaias a presidente, perca do Brasil, entre outros.

6 – Ebola: um medo que começou no Acre

Depois da notícia de que dois emigrantes que saíram do Acre podem estar contaminados com o ebola, o termo se tornou recorrente nas publicações de jornais. Na ocasião, um jornal da região Nordeste classificou o Acre como uma “porta escancarada” e afirma que o Estado se tornou “entrada de estrangeiros ilegais, não somente de haitianos – a maioria – mas também senegaleses e angolanos, que podem chegar infectados com o vírus”.

Com medo de uma possível epidemia, acreanos ficaram na defensiva: servidores do Acre começaram a negar atendimento médico a senegaleses. As recusas começaram após a ministra da Saúde do Senegal, Awa Marie Coll Seck ter confirmado o primeiro caso de ebola no país. O site UOL destacou que o Acre é apenas a porta de entrada dos imigrantes, que depois de terem os documentos emitidos, viajam para São Paulo. “Uns ficam por lá, outros seguem para os demais Estados brasileiros”.

Informações divulgadas em novembro davam conta de que, no mundo, a epidemia de ebola já atingiu 13.567 pessoas e já matou 4.951 pessoas.

5 – Cheia do Rio Madeira e o isolamento do Acre

Outro assunto recorrente foi a cheia histórica do Rio Madeira, que isolou o Acre. A preocupação foi tanta que o governador Tião Viana chegou a afirmar que o “Isolamento do Acre é o maior problema desde a Revolução Acreana”.

Já o deputado federal Marcio Bittar (PSDB) afirmou que Bittar o isolamento do Acre serviu para mostrar o abandono do estado por parte do governo federal. “O Acre depende do Brasil, mas o Brasil parece não precisar do Acre”, afirmou em artigo.

rio1

Após a cheia do rio, a notícia que mais chamou atenção foi a de que o Acre perdeu R$ 600 milhões por causa de cheia do rio Madeira, de acordo com estimativas do governo. O resultado da cheia não foi ruim apenas para o Acre: informações dão conta de que milhares de famílias foram prejudicadas diretamente pela cheia.

Foram aproximadamente 20 mil pessoas afetadas em Rondônia pela cheia histórica do Rio Madeira, principalmente em Porto Velho e em 15 distritos – região com 1.900 famílias desalojadas e 1.362 desabrigadas, segundo a Defesa Civil Estadual.

4 – Haitianos e o Acre como porta de entrada: a confusão entre governos do AC e SP

A ida de haitianos a São Paulo, financiada pelo governo do Acre, talvez foi o que causou maior desgaste de Tião Viana, em virtude das declarações por parte de lideranças paulistas. Foi no início do ano que, em ônibus fretado pelo Governo, haitianos começaram a ser deslocados de Brasiléia. Para tirar os imigrantes do estado, o governo garantiu até subsidio de alimentação, entre outros.

A confusão começou quando São Paulo recebeu vários dos imigrantes enviados pelo petista. Ele foi chamado de irresponsável pela secretária de Justiça de São Paulo, Eloísa Arruda, e teve a postura classificada por “deselegante” pelo prefeito de São Paulo, Fernando Hadad (PT).

haiti1retro

Sem avisar, o governo do Acre enviou também ônibus a região Sul do Brasil. Além de ter mandado, ainda afirmou que o Rio Grande do Sul estava fazendo tempestade em copo d’água ao reclamar da postura do governo acreano.

Veja também:
Depois de farpas, governos do Acre e São Paulo procuram saída para situação de haitianos
Insultos entre governos do Acre e SP pararam, mas fluxo de haitianos continua

3 – Escândalos na política, G7 e mais

Os escândalos também atingiram a área política do Acre. Sem dúvidas, o termo G7 está entre os mais polêmicos de 2014. A jornalista Gina Menezes está preparando uma grande retrospectiva sobre o cenário político acreano neste ano.

Veja também:
Operação G7: Tião Viana deverá ser interrogado pelo CNJ sobre desembargador bêbado
Desembargador bêbado avisou Tião Viana sobre Operação G7; “PF deu golpe”
Sasai e Salomão, envolvidos na Operação G7, são empossados na diretoria da CNI
Para Marcio Bittar, nomeação de indiciado na G7 seria para evitar delação premiada

midia-indoor-wap-celular-tv-arma-pistola-revolver-calibre-38-arma-de-fogo-seguranca-agente-assaltante-bandido-criminoso-vigilante-violencia-crime-1290607747631 720x5762 – Escândalos na área de polícia

A seção de polícia da ContilNet Notícias foi bem movimentada em 2014. Prisões, assassinato, latrocínios e muito requinte de crueldade.

O assassinato do motorista de ônibus Marconi Santana, por exemplo, foi um dos que ganharam grande repercussão nos jornais do Acre. ‘Acreanos esperam ação contra violência e não apenas números maquiados’, afirmou a jornalista Gina Menezes na ocasião.

Outra publicação da seção de polícia que chamou a atenção dos leitores oi a que envolveu um catador de latinhas de 66 anos. Ele foi assassinado a facadas em Cruzeiro do Sul por não ter R$ 5. O crime aconteceu no bairro da Várzea. A polícia, na ocasião, prendeu dois acusados, entre eles, um adolescente de 16 anos, que tem passagem pela polícia por tentativa de homicídio.

1 – Matéria mais acessada do ano na ContilNet Notícias

Com milhares de acessos, a matéria mais acessada do portal ContilNet Notícias colocou o termo “Novinhas do Acre” nos principais jornais do Acre e da região Norte. A publicação recebeu centenas de compartilhamentos, replicações e ganhou inúmeras capas de jornais.

“Um blog do Acre está dando o que falar. Mas engana-se quem pensa que é em virtude de declarações polêmicas, vídeos de humor, notícias em primeira mão ou algo do tipo. Trata-se do blog Novinhas do Acre”, traz a publicação.

NOVINHASAA-copia

Clique e veja a matéria completa

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost