Com período de compras, materiais escolares aumentam preços e pais devem ter cautela

material-escolavolta às aulas

material-escolaCom o período que antecede a volta as aulas, os preços dos materiais escolares registram um aumento. Em virtude disto, várias são as ações que devem ser feitas – tanto por parte dos pais e da comunidade escolar como por parte de órgãos de defesa do consumidor – para que transtornos sejam evitados.

A primeira ação ficou por conta do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC): ainda em 2014, o órgão já anunciou a ‘Operação Voltas às Aulas’, com o objetivo de tentar coibir os abusos nas listas de material escolar e nos reajustes de mensalidade nos colégios particulares da capital.

O órgão se reuniu, na ocasião, com representantes dos colégios para orientá-los.

Com a ação, o órgão almeja antecipar possíveis desentendimentos entre consumidor e fornecedor, além de minimizar processos na Justiça.

Já no que diz respeito ao comércio, em alguns lugares é possível constatar que a procura por material escolar já está aquecida.

Como sempre, a orientação dos especialistas é pesquisar. Os preços dos produtos sofreram aumento – fato que é, inclusive, confirmado pelas livrarias e papelarias – e é preciso ter cautela para não se endividar.

Sites apontam que a estimativa da inflação, apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu de 6,53% para 6,56% para 2015. O índice aponta a inflação oficial do Brasil.

Vale lembrar que a legislação proíbe solicitar itens de uso coletivo, lembra o Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon).

 

PUBLICIDADE