ContilNet Notícias

Por unidade do PT, Marcus Alexandre coloca vereador de ala minoritária em secretaria

Por Fabio Pontes, da Agência ContilNet

ciscando pra dentro

Já de olho nas eleições de 2016 e visando a unidade completa do PT em torno de sua candidatura, o prefeito Marcus Alexandre (PT) escolheu o vereador Marcelo Macedo (PT) para assumir, em fevereiro, a Secretaria de Finanças da prefeitura de Rio Branco.

A opção se deu por Macedo ser hoje o coordenador estadual da tendência Democracia Socialista (DS), grupo minoritário da legenda, mas que trava duros embates com o campo majoritário, a Democracia Radical (DR), da qual Alexandre faz parte.

Conhecida por abrigar a chamada ala mais à esquerda do PT e a velha-guarda, a DS ganha um dos espaços mais privilegiados no primeiro escalão da prefeitura. A pasta é responsável por gerenciar o caixa municipal. Economista, Marcelo Macedo ocupou nos dois últimos anos a primeira-secretaria da Câmara de Rio Branco, cargo que gerencia as finanças do Legislativo.

marcelo

Sua gestão devolveu aos cofres do Executivo mais de R$ 1 milhão numa modelo de eficiência e contenção de gastos desnecessários. Este foi um dos fatores a pesar na escolha do prefeito para ele assumir as Finanças. Este fator, mais o “enquadramento” da DS, reuniu o útil ao agradável para Alexandre.

Militante novato no PT, o prefeito filiou-se às véspera do prazo para concorrer às eleições de 2012. À época enfrentou muitas resistências por parte da militância petista, mas tinha a benção dos irmãos Vianas, capaz de debelar qualquer rebelião. Dentro do partido disputou a indicação de candidato junto com Sibá Machado, apoiado pela velha-guarda e partes da DS.

Desta vez, o petista trabalha para ter todo o partido unido em torno de seu nome. Desta vez as dificuldades serão bem menores, visto que sua posição já o torna candidato natural. O problema tende a ser com potenciais candidatos na Frente Popular. Com os petistas em união em torno dele, porém, aplacar os nanicos da base será tarefa menos árdua.

Sair da versão mobile