BIBLIA SAGRADA
Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não podemos compreender. (Jó 37:5)
Plano
Na montagem do plano “B” para a disputa do governo em 2018, o conselho político da Frente Popular pensou em Marcus Alexandre (PT). Por essa razão sua reeleição ano que vem terá que acontecer com um vice de altíssima confiança, posto que este vice assumirá a prefeitura por dois anos, a partir de 2018.
Como seria
Mais seria mais ou menos assim: Marcus Alexandre iria para a reeleição, ganharia, se afastaria uma ano depois e disputaria o governo tendo como seu vice o deputado federal César Messias (PSB), para dar a Marcus um quinhão que ele não tem, os votos do Juruá.
O adversário sendo o Gladson
Toda essa engenharia é pensando numa candidatura a governador do senador Gladson Cameli (PP). Se for qualquer outro candidato, o PT vai relaxar e o vice de Alexandre será “qualquer um”.
Jorge Viana é o desejo
Mais a vontade número um é o candidato a governador ser o senador Jorge Viana (PT), caso achem uma brecha na lei. Tião Viana se afastaria conforme a lei vigente, deixaria Nazaré Araújo no governo e concorreria ao Senado, enquanto o irmão disputaria o governo.
Sem os nanicos
Essas costuras não envolvem os aliados, os chamados partidos nanicos, que geralmente se conformam com os carguinhos de segundo escalão. Tudo é o PT pensando só no PT.
Cofres de Tarauacá
Diz-se em Rio Branco que as demissões na prefeitura de Tarauacá seriam fruto da desordem financeira herdada da gastança do ano passado, inclusive com um cantor desses de meia boca que se apresentou na ExpoTarauacá, de onde teria levado daqueles pobres cofres nada menos que R$ 300 mil.
Nome de Campinas
Camilo da Silva, do PROS, é o primeiro vereador eleito pela Vila Campinas e o primeiro a presidir a Câmara de Vereadores de Plácido de Castro. O nome dele já é sucesso na região. Já se fala nele, inclusive, para prefeito.
Desentendimento
Contaram à coluna que o deputado eleito Heitor Júnior (PDT) cruza a rua quando ver o deputado Luiz Tchê, presidente do partido. A cizânia seria por causa da presidência da sigla.
Cobrança a vista
Tem uma aliança política da campanha que não vai deixar barato ter sido a diferença na eleição. Foi formada por PRB-PHS-PTN-PPL. Juntos esses partidos elegeram cinco deputados com seus 45 mil votos, garantindo a segunda maior sobra das coligações.
Segunda maior sobra
PRB-PHS-PTN-PPL só perderam em sobre votos para o chapão PT-PEN, a mais cruel das alianças da última eleição, pelo menos para um grupo de deputados que se preocupou mais em puxar o saco do governador do que cuidar de suas reeleições.
Ficaram sem mandatos
Três deputados do PEN com chances de reeleição preferiram agradar ao governador Tião Viana, aceitaram o chapão com o PT e apenas ajudaram a eleger cinco deputados para o PT. São eles: Jamyl Asfury, Élson Santiago e Astério Moreia.
Fora da disputa
Os outros deputados do PEN nem tinham mesmo chances de reeleição por isso nem se candidataram. São eles: Helder Paiva, Lira Moraes e Denilson Segóvia.
PP em Tarauacá
Um grupo do PP de Tarauacá vai brigar por um nome para lançar candidato a prefeito: o do contador Ulineide, homem de confiança do ex-prefeito Wando Torquato.
Chefe de gabinete
Está escolhido o chefe de gabinete do deputado federal Raimundo Angelim (PT): Marcio Oliveira, ex-vereador pelo PMDB.
Na porrada
“Comigo eu resolvo logo é no braço”. Frase atribuída ao ex-candidato a deputado federal Chicarlos (DEM), de Feijó, enquanto amigos tentavam convencer de que é impossível evitar que seu nome saia nas coluninhas políticas.
O Narciso vai perder
Daqui duas semanas Marcio Bittar (PSDB) desembarca no Acre. O ex-deputado Narciso Mendes vai perder dezenas que aposta que fez contra.
Esse PT!
Olha o que o PT dizia na campanha, veja o que a Dilma (PT) fez depois de reeleita: https://www.facebook.com/video.php?v=550466925090467
Sorveteria e distribuidora
Pedro Marcondes, ex-tudo no Incra, inaugura por esses dias a sorveteria e distribuidora mais modernas de Rio Branco. Endereço: esquina da Nelson Mesquita com Antônio Pinheiro, próximo da Escola Ame, ali perto do Horto Florestal.
Fale com a coluna
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100008253426858; e-mail: [email protected]; e celular: 9922 2118.