Criação
A Apple confirmou na noite de terça-feira, 10, a criação de uma parceria com a empresa First Solar para criar uma “fazenda” de energia solar na região de Monterey County, na Califórnia, não muito distante da sede em Cupertino.
Para fazer isso, a Apple está disposta a desembolsar US$ 850 milhões. A energia captada pelos painéis solares do local seria capaz de abastecer 60 mil casas, afirmou o CEO Tim Cook durante a Goldman Sachs Technology and Internet Conference.
Também não é a primeira vez que a empresa investe em energia solar. A Apple também já abriu duas outras usinas solares nos Estados Unidos, uma em Nevada, próximo à costa Oeste, e na Carolina do Norte, na costa Leste do país.
Segundo Cook, o todos os datacenters da empresa utilizam fontes de energia renováveis, mas o objetivo é ir além: ele quer que todos os escritórios e lojas da empresa também sejam abastecidos por meios naturais, como energia solar, micro-hidrelétricas e geotérmica.
Recentemente, a companhia também anunciou que abriria um novo datacenter no estado do Arizona com custo estimado de US$ 2 bilhões, que também será abastecido pela luz solar.