atenção!
Os candidatos inscritos nos cursos de História e Geografia da Universidade Federal do Acre (Ufac), que serão implantados neste ano em Sena Madureira, serão submetidos às provas neste domingo (8). De acordo com edital publicado pela Ufac, as provas terão cinco horas de duração, com início às 8 horas da manhã e término às 13 horas.
Em Sena Madureira, as provas serão aplicadas em três escolas, por isso, é importante que o candidato fique atento. Os locais são os seguintes: escola de ensino médio Dom Júlio Mattioli, escola municipal Messias Rodrigues de Souza e escola Hermínio de Melo.
Para saber dos locais, os candidatos deverão acessar o site da Ufac: www.ufac.br e clicar no seguinte local: Edital PROGRAD Nº 46-2014 – processo seletivo específico para ingresso nos cursos Letras-Português (Feijó) e História e Geografia (Sena Madureira).
Os dois cursos oferecem 100 vagas para Sena Madureira, sendo 50 em cada curso.
As inscrições foram feitas entre os meses de dezembro e janeiro. Verifica-se nesse processo a alta competitividade, por isso, os candidatos precisam estar preparados.
Para se ter uma idéia, no curso de História existem 957 inscritos. Isso mesmo: 957. Significa dizer que 907 candidatos ficarão de fora. O número de inscritos em História é maior do que em Geografia porque será realizado durante a noite, opção escolhida por muitas pessoas que trabalham durante o dia. Já no curso de Geografia se inscreveram 434.
As provas serão compostas de redação em Língua Portuguesa e 40 questões de múltipla escolha, divididas em 4 áreas de conhecimento. As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento:
Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática, Química, Física e Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
A prova de redação consistirá em texto dissertativo com extensão máxima de 30 linhas, no qual será avaliada a habilidade de expressão na modalidade escrita da Língua Portuguesa, bem como a coerência, a coesão e domínio do tema escolhido, de acordo com o comando estabelecido pelos examinadores, e terá o valor máximo de 20 pontos.
Prefeito deseja boa sorte aos candidatos e destaca importância da implantação dos cursos em Sena Madureira
O prefeito Mano Rufino (PR) manifestou contentamento com a implantação de dois cursos de nível superior em Sena Madureira. Segundo ele, trata-se de uma luta que vem sendo travada há alguns anos.
Rufino agradeceu o empenho de todos, principalmente, do ex-deputado federal Henrique Afonso que destinou uma emenda para tornar concreta essa reivindicação.
“Muitos jovens concluem o ensino médio e não sequenciam os estudos por não terem condições de ingressarem na universidade em Rio Branco. Por isso, ao assumir a administração municipal, buscamos apoio, participamos de várias reuniões em Rio Branco, e graças a Deus, deu certo. Boa sorte a todos os candidatos que farão a prova neste domingo”, salientou.
O vice-prefeito Hermano Filho (PCdoB) também comemorou a conquista e enfatizou que a luta continua para que mais cursos de nível superior sejam implantados no município.
“Quando estivemos reunidos em Rio Branco, a equipe da Ufac foi categórica e disse que os cursos só seriam implantados se houve recurso. Graças a Deus, o ex-deputado Henrique Afonso conseguiu liberar uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão. De agora em diante, estaremos mantendo contato com outros parlamentares para que venham abraçar essa causa no sentido de que novos cursos venham contemplar nossos estudantes”, ressaltou.
