O valor devido pela prefeitura supera em milhões de reais os repasses mensais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e o futuro da gestão poderá ser totalmente comprometido em decorrência da impossibilidade de sua quitação.
“Vai chegar um momento em que não saberei mais o que fazer”, diz o prefeito, não sem antes pedir para a reportagem não fazer alarde dessa situação.
As dívidas acumuladas são devidas a FGTS, PASEP, precatórios trabalhistas, Eletroacre, INSS, Deas, entre outros importantes órgãos, além dos salários do mês de dezembro de 2012.
O atual prefeito renegociou todo montante, mas o pagamento das parcelas vêm comprometendo, mês a mês, a gestão Betinho, cuja sobrevivência tem dependido de emendas parlamentares, uma gentileza da bancada federal.
“Por isso, sempre agradeço ao Gladson e aos demais deputados federais e senadores que não me deixaram desamparado. E peço que não me deixem porque a situação não é boa”, diz o Doutor Betinho.
O problemão vivido pela Prefeitura de Assis Brasil tem uma origem, segundo o prefeito: os ex-gestores Manoel Batista e Eliane Gadelha, ambos do PT, que ficaram 12 anos mandando no município, são responsáveis diretos pela maior fatia da dívida.
“Eles não tiveram a menor responsabilidade quando eram prefeitos e não aproveitaram que o partido deles estava mandando em tudo para discutir a situação de Assis Brasil”, afirma.
Os ex-prefeitos petistas vão acabar nas barras da Justiça, afirma o prefeito Betinho, que tem recorrido a quem pode para evitar um colapso da gestão; ele admite que chegará um momento em que acionar a Justiça será inevitável.
“Admito que a situação é terrível e não vou me responsabilizar por irresponsabilidades de gestores anteriores. Tenho pagado um preço alto, por isso, não vou poupar quem foi irresponsável”, ameaça.
A situação é tão crítica em Assis Brasil que o prefeito, mesmo convidado para participar da posse da bancada federal em Brasília, não teve condições de viajar à capital federal. Não há dinheiro para passagens aéreas. Os parcelamentos têm consumido toda a receita, segundo o prefeito.
