Fornecimento de energia elétrica é interrompido em Brasiléia por conta da enchente

segurança

Depois de ficar isolada por terra e ter os serviços de telefonia fixa, móvel e internet interrompidos, o município de Brasiléia se encontra desde à noite desta segunda-feira (23) sem o fornecimento de energia elétrica.

A situação que era crítica se agrava a cada momento, tendo em vista que o rio Acre, na região, está com sua cota em 15,42 metros e não para de subir.

Segundo informações do coordenador de Defesa Civil do município, Naldo Rufino, os homens do Corpo de Bombeiros estão impedindo que pessoas sem autorização e equipamentos de segurança fiquem transportando pessoas entre Brasiléia e Epitaciolândia devido a forte correnteza do rio que já provocou alguns acidentes.

Os bairros de Brasiléia estão todos no escuro e, enquanto o nível das águas não baixar, a situação continua se agravando.

De acordo com equipes do Corpo de Bombeiros, esta enchente em Brasiléia ultrapassa a de 2012 em quase um metro, se transformando na maior já registrada na região.

A assessoria de imprensa da Eletrobras enviou à redação da ContilNet Notícias nota informando que as medidas tomada pela empresa, em conjunto com a Defesa Civil Estadual, era de um alto risco de acidente envolvendo os cabos de alta tensão que atravessam o rio Acre próximo à ponte que liga os municípios de Epitaciolândia a Brasiléia.

Apesar de parte do município não ter sido atingido pelas águas, os cabos citados são responsáveis pela distribuição de toda a energia na região de Brasiléia.

De acordo com a nota, o desligamento teve início às 19:30 horas dessa segunda-feira (23) com previsão de duração de 3 horas, para a retirada de balseiros que se acumulavam na ponte metálica. Mas a equipe da Eletrobras e da Defesa Civil Estadual verificaram a necessidade de se manter o desligamento para garantir a segurança no local.

Veja a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Interrupção do fornecimento de energia no município de Brasiléia

A Eletrobras Distribuição Acre informa aos seus clientes que, devido à constante subida do nível do rio Acre, foi necessária a interrupção do fornecimento de energia em todo o município de Brasiléia.

A medida foi adotada após a constatação, em conjunto com a Defesa Civil Estadual, do alto risco de acidente envolvendo os cabos de alta tensão que atravessam o rio Acre próximo à ponte que liga os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia. Apesar de parte do município não ter sido atingido pelas águas, os cabos citados são responsáveis pela distribuição de toda a energia na região de Brasiléia.

O desligamento teve início às 19h30min de ontem, 23, com previsão de duração de 03 horas, para a retirada de balseiros que se acumulavam na ponte metálica. Todavia, após a execução do serviço, as equipes da Eletrobras Distribuição Acre e da Defesa Civil Estadual verificaram a necessidade de se manter o desligamento para garantir a segurança no local.

A Concessionária reforça aos moradores que tiverem suas residências atingidas pelas águas que entrem em contato imediato com a Empresa, não devendo manusear qualquer equipamento elétrico até a chegada da equipe para avaliar a necessidade de desligamento da energia do imóvel. Se as águas ainda não tiverem atingido o imóvel, mas sendo o risco iminente, é aconselhável o desligamento dos eletrodomésticos da tomada, assim como também a chave geral de energia do imóvel, se existir. Em seguida solicitar avaliação da Eletrobras Distribuição Acre através do número 0800 647 7196.

Por fim, a Distribuidora pede aos moradores compreensão com relação à necessidade de desligamento dos imóveis atingidos pela cheia, não procedendo em nenhuma hipótese a ligação do imóvel por “rabichos”, pois além de ser crime, põe em risco as vidas dos moradores do imóvel e das equipes de resgate.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Fornecimento de energia elétrica é interrompido em Brasiléia por conta da enchente