25 de abril de 2024

Pela 1ª vez na história, deputado petista ocupa a presidência da Aleac

pt-aleacaleac

A hegemonia do Partido dos Trabalhadores se mostrou completa com a eleição do deputado Ney Amorim (PT) para presidir a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre. A oposição ficou somente com a 3ª vice-presidência, representada pelo deputado Chagas Romão (PMDB).

O cargo nunca foi ocupado por um representante do PT, mesmo o partido estando há 16 anos no comando do governo do Estado. O enfraquecimento de alguns partidos, e principalmente do PCdoB, na ultima eleição, contribuiu para a concentração de poder da sigla, que conseguiu eleger cinco deputados estaduais, ganhando autonomia para comandar o parlamento.

pt-aleac

Em outros momentos, essa situação não foi colocada em debate pelo próprio PT, que deixava o espaço aos aliados, mas nesta legislatura, não deixou dúvidas de que fosse ficar com a presidência da Mesa Diretora do parlamento.

O consenso em torno do nome de Ney para comandar a Mesa Diretora foi um dos mais tranquilos das últimas legislaturas. Deputados de primeiro mandato e reeleitos se mostraram cordiais à composição da direção da Mesa para o biênio 2015/2016.

O deputado chagas Romão, que possui o maior tempo de mandato na casa legislativa, disse que espera uma Mesa Diretora comprometida em dialogar também com a oposição.

“Teremos a missão, como oposição, de prezar, primeiro, pelos interesses da população. E cobrando sempre do governo eficiência nos serviços e ações prestadas a nosso estado. Acima de tudo, teremos o papel de dizer onde os erros estão sendo cometidos para que sejam corrigidos”, destacou Romão.

O deputado Heitor Júnior (PDT) parabenizou a formação da nova Mesa Diretora e prometeu fazer um mandato próximo da população, principalmente, trazendo os assuntos relacionados à saúde para serem debatidos no parlamento com o objetivo de buscar soluções.
Em sua posse, a deputada Leila Galvão (PT) agradeceu à população, que garantiu seus 6.167 votos.

“Fui eleita pela região do Alto Acre, mas meu mandato vai estar a serviço de todo o estado. Esperamos contribuir no parlamento e ajudar nas políticas públicas e sociais para desenvolver ainda mais o nosso estado”, disse Leila.

O articulador

As articulações para garantir que o PT ficasse com a presidência da Mesa Diretora da Aleac foram feitas logo depois das eleições de 2014, com a eleição de cinco deputados petistas e a perda significativa dos mandatos do PCdoB, tido como segundo maior partido dentro da FPA e que mais cobrava espaço.

O caminho ficou aberto para que Ney Amorim se mostrasse um grande articulador, conduzindo seu nome ao cargo com apoio, até mesmo, da oposição, que foi contemplada com a 3ª vice-presidência.

Iniciando o terceiro mandato, Ney é um dos poucos jovens parlamentares no Brasil a assumir a presidência da Mesa Diretora de um parlamento estadual. Sua trajetória o credenciou no segundo mandato a ser o 1º secretário da Mesa Diretora. E, sendo um dos quadros de maior confiança do seu partido e do governador Tião Viana, sua trajetória e votação de 10.213 votos o levaram facilmente a ter o nome cotado a assumir o comando da Aleac.

O 1º secretário, deputado Manoel Moraes (PSB), chega ao cargo mostrando que seu partido se torna, efetivamente, a segunda maior força política dentro da Frente Popular. Afinal, o PSB conta com deputado de segundo mandato e com o deputado federal César Messias (PSB), que já foi vice-governador no primeiro mandato de Tião Viana e continua sendo muito influente dentro da FPA.

Quem são os 24 deputados que representam a sociedade acreana

Ao colocar seu nome para disputar uma das 24 vagas na Aleac, os ainda candidatos sabem que devem levar uma bandeira de propostas e compromissos aos seus eleitores. Ao se eleger, muitos trabalham efetivamente pelo que acreditam, enquanto outros tratam de guardar os recursos que o poder proporciona e mudar a forma de exercer a política.

Alguns parlamentares se destacam e acabam projetando seus nomes para outros cargos mais representativos, seja na oposição ou situação; outros acabam não sendo muito falantes na tribuna da Casa ou evitam a mídia em suas ações, mas se destacam pela proximidade com o povo.

O preocupante é que uma expressiva parte do eleitorado, muitas vezes, nem lembra em quem votou, e muitas vezes, fica sem saber a quem recorrer quando sua região, município e demais serviços públicos, precisam ser reivindicados e chamados à atenção no parlamento.

Para você não esquecer quem são os seus representantes na Assembleia Legislativa, a ContilNet apresenta a lista dos 24 parlamentares que representarão a sociedade acreana nos próximos quatro anos.

Confira ss 24 deputados estaduais que representam a sociedade acreana:

neyNey Amorim foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido dos Trabalhadores e foi eleito. Obteve 10.213 votos (2.52%).
Nome: Joziney Alves Amorim
Idade: 38 anos (24/01/1977)
Naturalidade: AC – Rio Branco
Estado civil: Casado
Ocupação: Deputado
Escolaridade: ensino médio completo
Partido: PT
——————————————————————————————————————–
daniellista2Daniel Zen foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido dos Trabalhadores e foi eleito. Obteve 7.499 votos (1.85%).
Dados de Daniel Zen
Nome: Daniel Queiroz de Sant’Ana
Idade: 34 anos (04/08/1980)
Naturalidade: AC – Rio Branco
Estado civil: Casado
Ocupação: Advogado
Escolaridade: Superior completo
Partido: PT
———————————————————————————————————————————————-
jonasJonas Lima foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido dos Trabalhadores e foi eleito. Obteve 7.222 votos (1.78%).
Nome: Jonas de Souza Lima
Idade: 52 anos (03/02/1962)
Naturalidade: AC – Mâncio Lima
Estado civil: Casado
Ocupação: Deputado
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Partido: PT

 

 

—————————————————————————————————————————————————–

josaJosa da Farmácia foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Trabalhista Nacional e foi eleito. Obteve 6.933 votos (1.71%).
Nome: Antônio Josenildo Inácio da Silva
Idade: 41 anos (04/02/1973)
Naturalidade: AC – Cruzeiro do Sul
Estado civil: Solteiro
Ocupação: Empresário
Escolaridade: Ensino médio completo
Partido: PTN

 

 

—————————————————————————————————————————————————-
lourivalLourival Marques foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido dos Trabalhadores e foi eleito. Obteve 6.585 votos (1.62%).
Dados de Lourival Marques
Nome: Lourival Marques de Oliveira Filho
Idade: 47 anos (22/09/1967)
Naturalidade: AC – Rio Branco
Estado civil: Casado
Ocupação: Engenheiro
Escolaridade: Superior completo
Partido: PT

 

—————————————————————————————————————————————————-
leilaLeila Galvão foi candidata a deputada estadual do Acre pelo Partido dos Trabalhadores e foi eleita. Obteve 6.167 votos (1.52%).
Nome: Ana Leila Galvão Maia
Idade: 44 anos (05/08/1970)
Naturalidade: AC – Brasiléia
Estado civil: Casada
Ocupação: professora de ensino médio
Escolaridade: Superior completo
Partido: PT

 

—————————————————————————————————————————————————
mariaantoniaMaria Antônia foi candidata a deputada estadual do Acre pelo Partido Republicano da Ordem Social e foi eleita. Obteve 6.100 votos (1.50%).
Nome: Maria Antônia Pinheiro Barbosa
Idade: 45 anos (06/12/1969)
Naturalidade: AC – Brasiléia
Estado civil: Casada
Ocupação: Deputada
Escolaridade: Ensino médio completo
Partido: PROS

 

—————————————————————————————————————————————————
eberÉber Machado foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Social Democrata Cristão e foi eleito. Obteve 5.300 votos (1.31%).
Nome: Éber Silva Machado
Idade: 43 anos (21/09/1971)
Naturalidade: AC – Rio Branco
Estado civil: Casado
Ocupação: Deputado
Escolaridade: Superior completo
Partido: PSDC

 

————————————————————————————————————————————————–
manoellistaManoel Moraes foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Socialista Brasileiro e foi eleito. Obteve 5.180 votos (1.28%).
Nome: Manoel Moraes de Sales
Idade: 52 anos (07/01/1963)
Naturalidade: AC – Rio Branco
Estado Civil: Casado
Ocupação: Deputado
Escolaridade: Superior completo
Partido: PSB

 

————————————————————————————————————————————————
chagasChagas Romão foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro e foi eleito. Obteve 4.893 votos (1.21%).
Nome: Francisco das Chagas Romão
Idade: 64 anos (09/03/1950)
Naturalidade: AC – Xapuri
Estado Civil: Casado
Ocupação: Deputado
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Partido: PMDB

 

————————————————————————————————————————————————
jenilsonDr. Jenílson foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Comunista do Brasil e foi eleito. Obteve 4.439 votos (1.09%).
Nome: Janílson Lopes Leite
Idade: 37 anos (02/01/1978)
Naturalidade: AC – Tarauacá
Estado civil: Casado
Ocupação: Médico
Escolaridade: Superior completo
Partido: PCdoB

 

———————————————————————————————————————————————–
sinsiqueEliane Sinhasique foi candidata a deputada estadual do Acre pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro e foi eleita. Obteve 4.138 votos (1.02%).
Nome: Eliane Pereira Sinhasique
Idade: 45 anos (12/12/1969)
Naturalidade: PA – Guaíra
Estado Civil: Separada judicialmente
Ocupação: Vereadora
Escolaridade: Superior completo
Partido: PMDB

 

———————————————————————————————————————————————
raimundinhoRaimundinho da Saúde foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Trabalhista Nacional e foi eleito. Obteve 3.886 votos (0.96%).
Nome: Raimundo Correia da Costa
Idade: 44 anos (13/06/1970)
Naturalidade: AC – Cruzeiro do Sul
Estado civil: Casado
Ocupação: Servidor público estadual
Escolaridade: Superior completo
Partido: PTN

 

——————————————————————————————————————————————–
nicolaulistaNicolau Júnior foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Progressista e foi eleito. Obteve 3.827 votos (0.94%).
Dados de Nicolau Júnior
Nome: Nicolau Cândido da Silva Júnior
Idade: 30 anos (08/09/1984)
Naturalidade: AC – Cruzeiro do Sul
Estado civil: Solteiro
Ocupação: Empresário
Escolaridade: Superior completo
Partido: PP

 

——————————————————————————————————————————————–
andreAndré da Droga Vale foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Republicano Progressista e foi eleito. Obteve 3.733 votos (0.92%).
Nome: André Roberto Rogério Vale dos Santos
Idade: 39 anos (20/10/1975)
Naturalidade: AC – Rio Branco
Estado civil: Casado
Ocupação: Empresário
Escolaridade: Superior completo
Partido: PRP

 

——————————————————————————————————————————————-
nelsonNélson Sales foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Verde e foi eleito. Obteve 3.557 votos (0.88%).
Nome: Nélson Rodrigues Sales
Idade: 49 anos (23/02/1965)
Naturalidade: AC – Sena Madureira
Estado civil: Casado
Ocupação: Empresário
Escolaridade: Ensino médio completo
Partido: PV

 

——————————————————————————————————————————————
jesusJesus Sérgio foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Democrático Trabalhista e foi eleito. Obteve 3.483 votos (0.86%).
Nome: Jesus Sérgio de Menezes
Idade: 41 anos (10/06/1973)
Naturalidade: AC – Tarauacá
Estado civil: Casado
Ocupação: Vereador
Escolaridade: Superior completo
Partido: PDT

 

—————————————————————————————————————————————–
jairoJairo Carvalho foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Social Democrático e foi eleito. Obteve 3.134 votos (0.77%).
Nome: Jaris de Souza Carvalho
Idade: 33 anos (24/02/1981)
Naturalidade: AC – Rio Branco
Estado civil: Casado
Ocupação: Estudante, bolsista e estagiário
Escolaridade: Superior incompleto
Partido: PSD

 

—————————————————————————————————————————————–
whendyWhendy Lima foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido da República e foi eleito. Obteve 2.701 votos (0.67%).
Nome: Whendy Snanky Praxedes Ponciano da Silva Lima
Idade: 32 anos (23/09/1982)
Naturalidade: AC – Rio Branco
Estado civil: Casado
Ocupação: Outros
Escolaridade: Superior completo
Partido: PR

 

—————————————————————————————————————————————–
gonzagaLuiz Gonzaga foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido da Social Democracia Brasileira e foi eleito. Obteve 3.833 votos (0.95%).
Nome: Luiz Gonzaga Alves Filho
Idade: 55 anos (20/03/1959)
Naturalidade: AC – Cruzeiro do Sul
Estado civil: Casado
Ocupação: Servidor público federal
Escolaridade: Superior completo
Partido: PSDB

 

——————————————————————————————————————————————-
julianaDoutora Juliana foi candidata a deputada estadual do Acre pelo Partido Republicano Brasileiro e foi eleita. Obteve 3.813 votos (0.94%).
Dados de Doutora Juliana
Nome: Juliana Rodrigues de Oliveira
Idade: 55 anos (30/03/1959)
Naturalidade: AC – Rio Branco
Estado civil: Casado
Ocupação: Advogado
Escolaridade: Superior completo
Partido: PRB

 

—————————————————————————————————————————————–
gehlenGehlen Diniz foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Progressista e foi eleito. Obteve 3.785 votos (0.93%).
Nome: Gehlen Diniz Andrade
Idade: 40 anos (08/04/1974)
Naturalidade: AC – Sena Madureira
Estado civil: Solteiro
Ocupação: Servidor público federal
Escolaridade: Ensino médio completo
Partido: PP

 

—————————————————————————————————————————————–
antoniopedroAntônio Pedro foi candidato a deputado estadual do Acre pelo partido Democratas e foi eleito. Obteve 2.876 votos (0.71%).
Dados de Antônio Pedro
Nome: Antônio Pedro Mendonça
Idade: 59 anos (10/07/1955)
Naturalidade: AC – Xapuri
Estado civil: Casado
Ocupação: Empresário
Escolaridade: Ensino médio incompleto
Partido: DEM

 

——————————————————————————————————————————————
heitorjuniorHeitor Júnior foi candidato a deputado estadual do Acre pelo Partido Democrático Trabalhista e foi eleito. Obteve 2.683 votos (0.66%).
Nome: Heitor Andrade de Macedo Filho
Idade: 50 anos (08/11/1964)
Naturalidade: RO – Guajará-Mirim
Estado civil: Solteiro
Ocupação: Outros
Escolaridade: Superior completo
Partido: PDT

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost