Prefeito de Tarauacá assina novo decreto de calamidade pública e cancela carnaval

calamidadecalamidade

Em Tarauacá, devido à enchente que se instalou na cidade, o prefeito Rodrigo Damasceno decretou estado de calamidade pública na tarde deste domingo (1°).

Rodrigo anunciou também o cancelamento do carnaval 2015, que seria organizado pela prefeitura. Apesar dos sinais de vazante no nível do rio Tarauacá, o prefeito afirmou que as ações de assistência aos desabrigados e de reconstrução da cidade serão redobradas.

calamidade

O anúncio foi feito após uma reunião com presença da equipe de atendimento e proteção às famílias vítimas da enchente, representantes de órgãos municipais, estaduais, sociedade civil organizada e imprensa.

“O Decreto Numero 13/2015 foi assinado na presença do coronel Batista, da Defesa Civil Estadual, que veio a Tarauacá fazer uma vistoria, e também do comandante do Corpo de Bombeiros de Tarauacá, major Moisés. Segundo Batista, a situação é idêntica à ocorrida na alagação do mês de novembro de 2014. Após a análise, foi constatado que realmente a situação não é só de emergência, e sim, de calamidade pública”, informa a publicação.

De acordo com Rodrigo Damasceno, o decreto servirá para viabilizar o PDR – Plano Detalhado de Resposta, cujas ações servirão para restaurar 94 ruas que foram atingidas pela alagação, além de construir casas populares para diversas famílias tiveram que ser removidas das áreas de risco.

Neste final de semana, o nível do rio Tarauacá chegou a 10,80 metros, ultrapassando em 1,30 m a cota de transbordamento, que é de 9,5 m. Cinco caminhões estão sendo usados para remover as famílias e distribuir água à população. Em dois dias, foram 90.000 litros.

Cerca de 220 pessoas, ou 39 famílias, estão abrigadas em três abrigos municipais. Outras famílias se encontram em casas de parentes, ou até em barcos, ao lado de suas casas alagadas.

Com informações do BLog do Accioly

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Prefeito de Tarauacá assina novo decreto de calamidade pública e cancela carnaval