Ícone do site ContilNet Notícias

Rio Juruá volta a transbordar em Cruzeiro do Sul e já atinge casas

Por A Tribuna

enchente

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), município distante 648 km de Rio Branco, ultrapassou a cota de transbordo nesta terça-feira (24) e chegou à marca de 13,01 metros. As águas atingem os bairros da Lagoa, Boca do Môa, Várzea, Miritizal e Olivença, mas nenhuma família precisou ser retirada de casa ainda. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, coronel Marcelo Araújo, a previsão é de mais chuva nos próximos dias.

“O rio está tendo um repiquete. Em Thaumaturgo, que é a cabeceira do rio, a cota continua de 10 metros e houve uma cheia de meio metro em um dia. A previsão é que eleve mais um pouco, tendo em vista a previsão de chuva nos próximos dias”, explicou o comandante dos Bombeiros, Marcelo Araújo.

Na última elevação, registrada no mês de janeiro, o Rio Juruá chegou à marca de 13,50 metros. O comandante explica que se o rio chegar a 14,50 metros, mais de 100 famílias podem ficar desabrigadas. “É preocupante, pois temos previsão de mais chuva para os próximos dias. Esperamos que esse quadro não venha a se configurar e que nós possamos ter um restante de inverno tranquilo”.

Quando o rio chegou ao nível de 13,50 metros em janeiro, oito famílias foram retiradas de suas residências. Essas pessoas continuam instaladas em outras casas através do Aluguel Social.

Sair da versão mobile