19 de abril de 2024

Projeto atende centenas de moradores no rio Macauã; Mano Rufino acompanha iniciativa

manoacopnahmacua2sena

Moradores de comunidades distantes, localizadas às margens do rio Macauã, receberam no último final de semana uma série de atendimentos.

Na comunidade Cachoeira, distante aproximadamente seis horas de voadeira do porto de Sena Madureira, foram realizados atendimentos médicos, vacinação, exame Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU), distribuição de medicamentos, palestras educativas e preventivas, além da expedição de documentos como carteira de identidade e CPF, entre outros.

manoacopnahmacua2

A ‘Ação de Cidadania’, como está sendo denominada, foi promovida através de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes para a Preservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura de Sena Madureira, Ministério do Desenvolvimento Agrário e SepMulheres.

Acompanhado de sua esposa Simone Matos, do vereador Tom Cabeleireiro (PR) e da secretária municipal de Saúde, Jocilda Melo, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), chegou à comunidade Cachoeira na manhã de sábado (28) e só retornou no domingo (29) após a conclusão dos atendimentos.

manoacopnahmacua

O prefeito ressaltou a importância desse trabalho em conjunto que levou cidadania aos ribeirinhos.

“Fico muito feliz em poder ajudar nesse projeto. Aqui, observamos pessoas que andaram até três horas de viagem em suas embarcações para serem atendidas, enfrentando uma série de dificuldades. Isso é o que nos motiva a continuar buscando as parcerias em prol do homem do campo. Iremos reunir todos os esforços para estender esses atendimentos a outros locais da zona rural do nosso município”, salientou.

manoacopnahmacua4 manoacopnahmacua5

Em relação ao programa Saúde Itinerante, no rio Macauã, foram realizadas 149 consultas médicas, 14 exames do PCCU, vacinação, pré-natal e orientações diversas. Além disso, dois casos de emergência foram encaminhados de imediato ao Hospital João Câncio Fernandes.

O vereador Tom Cabeleireiro (PR) parabenizou a iniciativa do ICMBio, Prefeitura de Sena e demais parceiros pela iniciativa.

“Essa ação é de grande importância, já que se trata de um local de difícil acesso e os moradores enfrentam alguns obstáculos no deslocamento até a zona urbana. Com a iniciativa, os atendimentos ficam mais acessíveis. Que esse trabalho possa ser levado a outras comunidades”, comentou.

“Queremos agradecer a todos que se empenharam nesse trabalho. É difícil nos deslocarmos até a zona urbana por conta das dificuldades, mas hoje, estamos sendo atendidos em nossa própria comunidade e isso é muito importante para as nossas famílias”, ressaltou Francisco Ferreira de Moraes, morador.

manoacopnahmacua6

Além dos vários atendimentos já mencionados, houve, ainda, um torneio de futebol de campo, envolvendo diversas equipes do rio Macauã.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost