Ancine apoia participação de filmes brasileiros em cinco festivais

ancineCinema  Nacional

ancineO cinema brasileiro estará bem representado em festivais pelo mundo. Isso porque, nos próximos dias, dois eventos de cinema na França, dois nos Estados Unidos e um no Uruguai vão receber filmes brasileiros de curta e longa-metragem.

As iniciativas contam com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

O programa faz parte da política da Agência para a promoção do cinema nacional no mercado exterior e concede apoios diversos a filmes oficialmente selecionados para 90 eventos internacionais e a projetos participantes de 31 laboratórios e workshops no exterior.

No Festival de Cinema de Miami, que acontece de 6 a 15 de março, nos Estados Unidos, o Programa da Agência ofereceu apoio financeiro para o longa “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira, selecionado para a principal seção do evento, a Knight Competition.

Em mostras não competitivas da programação, o festival norte-americano vai exibir também os títulos “Não pare na pista”, de Daniel Augusto; e “A arquitetura da cor”, de José Henrique Fonseca e Priscila Lopes.

Ainda nos Estados Unidos, mas no South by Southwest, no Texas, a cinebiografia “Dominguinhos”, de Joaquim Castro e Eduardo Nazarian, segue para o festival com o envio da cópia a cargo da Ancine. Para o South by Southwest, que acontece de 13 a 22 de março, além do apoio ao filme,oito produtores independentes seguirão para a seção de mercado do evento com o suporte do Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócio.

No 18º Cinepunta – Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, de 7 a 15 de março, no Uruguai, dois representantes brasileiros na Competição Internacional chegam ao evento com apoio financeiro e cópia enviada pelo programa da Ancine: os longas-metragens “O último cine drive-in”, de Iberê Carvalho; e “Permanência”, de Leonardo Lacca. A programação do evento uruguaio inclui ainda os filmes “Insubordinados”, de Edu Felistoque; e “Getúlio”, de João Jardim.

Maior ainda é a participação do cinema brasileiro no festival 27º Cinelatino – Encontros de Toulouse, de 19 a 29 de março, na França. Cinco representantes brasileiros nas três principais competições do evento foram contemplados com o apoio do Programa: “Beira-Mar”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon; e “Ausência”, de Chico Teixeira (na Competição de Longas de Ficção); “A revolução do ano”, de Diogo Faggiano; e “Tudo vai ficar da cor que você quiser”, de Letícia Simões (na Competição de Documentários); e “Joao Heleno dos Brito”, de Neco Tabosa (na Competição de Curtas-Metragens). Três outros curtas de realizadores brasileiros também estão na competição oficial (“A era de ouro”, de Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes Ramos; “Kyoto”, de Deborah Viegas; e “Quinze”, de Maurilio Martins).

O Cinelatino programou ainda mais de uma dezena de títulos brasileiros para suas diversas mostras não competitivas, além de uma retrospectiva especial dedicada ao trabalho da cineasta Juliana Rojas em curtas-metragens. Confira a programação completa do Cinelatino – Encontros de Toulouse.

Fechando a lista, temos o curta-metragem “A festa e os cães”, de Leonardo Mouramateus, seguindo com apoio para a Competição Internacional de Curtas-Metragens do Festival Cinema du Réel, que acontece em Paris, também no período entre 19 e 29 de março.

O Cinema du Réel foi um dos festivais incluídos neste ano na lista de eventos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da Ancine. Confira a lista de eventos e o regulamento do Programa.

 

PUBLICIDADE