saúde
A Prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Setor de Imunização estará iniciando oficialmente nesta terça-feira, 10, a campanha de vacinação que previne contra o Papiloma Vírus Humano (HPV)causador do Câncer de Cólo de útero. Neste ano, a novidade é que as doses da vacina são direcionadas para meninas de 9 a 11 anos de idade, diferente de 2014 quando a vacina restringiu-se às meninas de 11 a 13 anos.
Nesta terça-feira, 10, será realizado o dia D da campanha na Escola Estadual Instituto Santa Juliana, a partir das 8 horas da manhã. Além disso, todas as unidades de saúde espalhadas pelos mais diversos Bairros estarão com seus profissionais disponibilizando a vacina. “A nossa meta é imunizar 1.200 meninas , por isso, chamamos a atenção dos pais ou responsáveis das meninas nessa faixa etária que estejam procurando as unidades de saúde. A vacina tem uma eficácia grande e é muito importância, pois evitará problemas no futuro pertinentes ao câncer de colo uterino. O prefeito Mano Rufino tem dado total apoio para o pleno funcionamento da campanha e esperamos que a população atenda a esse chamamento”, comentou a secretária municipal de saúde, Jocilda Melo.

De acordo com a enfermeira Jaksamea Teixeira, coordenadora do setor de imunização, a vacina contra o HPV segue três etapas, sendo fundamental seguir todas elas. “A primeira dose é esta que começa a ser distribuída nesta semana. A segunda dose é aplicada 6 meses após a primeira e o ciclo é fechado com a terceira dose, cinco anos após a menina ter recebido a primeira. Sabemos que o câncer de colo de útero tem matado muitas mulheres, por isso, todo tipo de prevenção é indispensável”, complementou.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV tem 98,8% de eficácia.
A vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV. Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação nos postos de saúde. Quem não tem a carteirinha pode adquiri-la no momento em que procurar a unidade de saúde.
Estimativas do Ministério da Saúde apontam que o Câncer de Cólo de útero mata cerca de 5 mil mulheres por ano no Brasil.
