Caos: ao chegar a 18,40 metros, Rio Acre transforma a Baixada da Sobral em um lago gigante

baixadacaosenchente

A inundação do rio Acre vem provocando um verdadeiro caos e desespero na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, que conta com mais de 70 mil habitantes. Toda a região se transformou em um verdadeiro lago, com cerca de 90% da área dos bairros atingida pelas águas.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, a situação se agrava a cada hora que o rio aumenta seu nível. O transporte, que antes realizado através de veículos, bicicletas e motos, agora é feito por barcos, e em alguns lugares onde a água está baixa, os caminhões do Exército Brasileiro estão fazendo a remoção dos móveis da população.

baixadacaos

Para chegar as suas casas ou sair do local, alguns moradores estão usando canoas, enquanto outros se arriscam a atravessar dentro d’água, correndo o risco de contrair doenças e de ser picado por bichos peçonhentos.

Os bairros Aírton Sena, Boa União, João Eduardo, Aeroporto Velho e Bahia estão com quase 100% de sua área inundada.

As escolas que foram usadas para abrigar as famílias dos bairros próximos estão ilhadas, e para realizar o abastecimento de suprimentos e água potável são usados barcos, que com muita dificuldade conseguem chegar às escolas.

Maria de Fátima Silva, que mora no bairro Aírton Sena e se encontra alojada na escola Oiticica, no bairro da Bahia Velha, disse à reportagem da ContilNet Notícias que a falta de água potável e alimentos é um dos grande problemas que atingem as famílias que estão na escola.

Outros moradores reclamaram da falta de assistência do Estado e Município para a retirada dos móveis das casas localizadas na região dos bairros Aírton Sena e Boa União. A correria para a retirada dos pertences das vítimas é vista a todo momento.

Desta vez, a enchente não atingiu antigas vítimas, mas ao registrar a marca de 18,39 metros em seu nível, às 15 horas desta quinta-feira (4), o rio Acre afetou famílias que nunca imaginariam ter suas casas inundadas.

baixadacaos2

O trecho da rua Campo Grande, no bairro João Eduardo, que nunca havia chegado a ser inundada pelas águas da enchente, surpreendeu a todos. Até um veiculo que estava na garagem de uma residência foi retirado por vizinhos, tendo em vista que os proprietários estavam viajando e não imaginavam que as águas chegariam a sua residência.

O desespero presente nos olhos das pessoas começa a preocupar as autoridades, que não têm previsão para águas baixarem. Além disso, todos os prognósticos acabaram não sendo confirmados e preocupam toda a população, tendo em vista que o nível do rio e o número de desabrigados continuam subindo.

baixadacaos3Acesso à Baixada da Sobral

Somente a estrada da Sobral, pela Central de Abastecimento (Ceasa) garante o acesso de alguns veículos até a escola João Paulo. O trecho até o posto de gasolina, na frente do bairro Aírton Sena, está totalmente inundado.

O acesso à região pela rua Rio Grande do Sul, passando pela ladeira do Bola Preta, não está sendo possível pela forte correnteza do córrego de esgoto, que transbordou e acabou inundando toda a localidade que engloba os bairros João Eduardo, Aeroporto Velho e Palheiral.

Os homens da Defesa Civil solicitam que moradores de outras localidades só se dirijam para as áreas atingidas pela cheia se forem ajudar no apoio às vítimas da enchente, evitando atrapalhar os trabalhos que estão sendo realizados pelas equipes de apoio às famílias afetadas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Caos: ao chegar a 18,40 metros, Rio Acre transforma a Baixada da Sobral em um lago gigante