25 de abril de 2024

Com dois cursos implantados neste ano, núcleo da Ufac de Sena Madureira é reinaugurado

minotusena2formação

A reinauguração do Núcleo da Universidade Federal do Acre (UFAC) de Sena Madureira aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, em clima de comemoração por parte das autoridades do município e comunidade em geral. Bastante prestigiada, a cerimônia contou com a presença do prefeito Mano Rufino (PR), reitor da UFAC, Minoru Kinpara, vice-prefeito Hermano Filho (PCdoB), deputado estadual Nelson Sales, vereadores, secretários municipais, representante da Secretaria Estadual de Educação, e os alunos que foram classificados nos cursos de História e Geografia e que começarão a estudar neste ano.

O novo prédio passa a oferecer um melhor ambiente para os acadêmicos e também para os professores e equipe de coordenação, contando com salas climatizadas, auditório, biblioteca e outros. A obra foi concretizada através de uma emenda do ex-deputado federal Henrique Afonso que também esteve presente na reinauguração.

minotusena

“Essa é uma vitória dos nossos estudantes. Vamos lutar para que mais cursos sejam implantados”, enfatiza prefeito Mano Rufino

Ao utilizar a palavra durante o evento, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), lembrou que essa luta pela implantação de cursos regulares da UFAC em Sena vem sendo travada há vários anos, adiantando que a reforma do prédio bem como a implantação neste ano de dois cursos de nível superior na cidade é uma vitória dos estudantes e da comunidade. “Estamos vivendo hoje um momento importante para o nosso município: A reinauguração do núcleo da UFAC associada a implantação dos cursos de História e Geografia. É um ótimo recomeço, mas não podemos parar por aqui. Vamos continuar a luta para que mais cursos de nível superior sejam implantados em Sena Madureira, pois muitos jovens concluem o ensino médio e não tem condições de cursar uma faculdade em Rio Branco. Agradecemos a parceria com a Ufac e com o ex-deputado Henrique Afonso e nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível”, salientou.

ufacsena2O prefeito falou ainda que o sonho da comunidade é que o município tenha um Campus definitivo da UFAC como existe, por exemplo, na cidade de Cruzeiro do Sul. “Nessa etapa 100 estudantes terão a oportunidade de concluir o ensino superior no próprio município. Nosso sonho, no entanto, é termos o campus definitivo da UFAC. Quem sabe um dia não teremos cursos de medicina ou de direito em Sena? Precisamos ousar e acreditar”, finalizou.

Minoru Kinpara: “Tudo o que temos de mais moderno que poderá ser usado numa sala de aula iremos trazer para Sena Madureira”

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara também manifestou a intenção de que o município seja contemplado com um campus definitivo da Ufac assim como aconteceu recentemente em Brasiléia. Referindo ao núcleo de Sena Madureira, Kinpara disse que a meta principal é disponibilizar o que se tem de mais moderno para atender os acadêmicos dos cursos de história e geografia que estão sendo implantados a partir deste ano em Sena. “Esse momento representa a valorização dos estudantes de Sena Madureira. A nossa meta é proporcionar conforto com salas climatizadas, criar toda a estrutura com data-show, tela de projeção, tudo o que temos de mais moderno que poderá ser usado numa sala de aula nos queremos colocar aqui. Queremos trabalhar junto com nossos parlamentares para implantar o campus da Ufac definitivo, fazendo com que o aluno não precise sair do seu convívio familiar”, ressaltou.

Com a reinauguração do núcleo, a aula inaugural dos cursos de História e Geografia está prevista para ser realizada no dia 6 de abril.

ufacsena

O ex-deputado federal Henrique Afonso destinou, à época, emendas parlamentares para a reforma do núcleo da Ufac e, ainda, para custear as despesas desses dois cursos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost