“Chuvas intensas e duradouras, muitas vezes, acompanhadas de raios e ventanias leves, vão continuar ocorrendo até o próximo sábado, dia 21 de março, em todos os municípios do Acre, na maior parte de Rondônia e do Amazonas, no norte da Bolívia e na região de selva do Peru”, disse.
Friale diz que sucessivos pulsos extremamente úmidos, vindos do Atlântico, vão predominar e causar chuvas torrenciais em muitas áreas da Amazônia Ocidental.
“Assim, os pequenos rios da região poderão transbordar, a qualquer hora, e surpreender os ribeirinhos com a rápida elevação do nível de suas águas. Os rios maiores, da mesma forma, poderão provocar novas e grandes enchentes na próxima semana”, escreveu.
O pesquisador conta ainda, que com a subida do nível dos rios pequenos, os rios Acre, Iaco, Purus, Envira, Abunã, Iquiri, Antimari, Tarauacá, Gregório, Liberdade, Juruá e seus afluentes poderão ter seus níveis em rápida elevação, podendo provocar, mais uma vez, transtornos à população das cidades e povoados que os margeiam.
