Dilma se encontra com ministro para falar sobre a Lava Jato, que Tião Viana está envolvido

dilmatofollicompanheiros

A tumultuada agenda da presidente Dilma Rousseff para vir ao Acre tem um motivo: ela decidiu incluir em sua agenda na manhã desta quarta-feira (11) um encontro com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, que também faz parte do Supremo Tribunal Federal.

A decisão aconteceu depois de uma reunião de quase quatro horas com o ex-presidente Lula, na terça-feira (10) em São Paulo, que terminou por volta da meia-noite. Dilma viria na sexta-feira (13), data esta que ficou se alternando entre a quarta-feira, que acabou por prevalecer.

dilmatofolli

Presidente Dilma e ministro Dias Toffoli

De acordo com informações que circulam na imprensa nacional, Toffoli pediu ontem para fazer parte da segunda turma do STF, responsável pelo julgamento dos casos da Operação Lava Jato, onde o governador do Acre, Tião Viana (PT) está envolvido.

Informações que circularam nos últimos dias dão conta de que, em depoimento de delação premiada, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que o governador do Acre, Tião Viana (PT), recebeu R$ 300 mil para a sua campanha ao Senado em 2010. Segundo Costa, o valor foi pago pelo doleiro Alberto Youssef.

Se for aceito o pedido de transferência do ministro, Toffoli poderá presidir a condução dos inquéritos, em substituição ao ministro Teori Zawascki, que é o atual relator dos processos que apuram esquema de corrupção na Petrobras.

Toffoli já atuou como advogado do PT e assessor jurídico da Casa Civil no governo petista.

“Propinas na empresa se institucionalizaram em 2003”, diz executivo

Na última terça-feira (10), no depoimento prestado à CPI da Petrobras na Câmara, o ex-gerente executivo da Diretoria de Serviços da estatal, Pedro Barusco, disse que o esquema de propinas na empresa se institucionalizou nos anos 2003 e 2004, quando começou o governo Lula.

“Barusco disse ainda que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, recebeu US$ 300 mil para o caixa de campanha de Dilma Rousseff em 2010”, diz uma publicação do jornal O Povo Online.

Além de Toffoli, Dilma recebe nesta manhã antes de viajar para o Acre, outro protagonista do noticiário de ontem: o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que conduziu as negociações com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em torno da construção da nova tabela do Imposto de Renda, que seguirá um modelo escalonado de reajuste e cuja Medida Provisória com as mudanças já foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).

No Acre, a presidente Dilma visitará pessoas atingidas pelas enchentes e entregará moradias do Programa Minha Casa Minha Vida (O Povo, adaptado).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost