Ícone do site ContilNet Notícias

Iniciamos hoje, a coluna política Na Toca do Coêlho!

Por Carlos Coelho

Iniciamos hoje, a coluna política Na Toca do Coêlho! O nosso objetivo é contribuir com informações sobre a boa política, em níveis nacional, estadual e municipal, de forma isenta e desapaixonada por quaisquer que sejam os partidos, tendências, grupos ou lideranças políticas. Informaremos de forma imparcial sobre tudo o que ocorre nos bastidores da política acreana. As informações aqui apresentadas não serão, necessariamente, opiniões exclusivas do titular desta coluna. Serão assuntos captados dos meios políticos nacionais e acreanos. Esta coluna orientará, ainda, pedagogicamente, aspectos do sistema eleitoral brasileiro, leis eleitorais, resoluções do TSE e TRE-AC, no que diz respeito à dinâmica da política no Acre e no Brasil.

O Brasil, o Acre e seus Municípios não têm donos!
Art. 2º do Código Eleitoral Brasileiro destaca que: todo poder emana do povo e será exercido em seu nome por mandatários escolhidos, direta e secretamente, dentre candidatos indicados por partidos políticos nacionais.
Art. 3º. Qualquer cidadão pode pretender investidura em cargo eletivo, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e incompatibilidade.

Inferno astral de Dilma
A presidente Dilma vive o seu maior inferno astral desde 2010, quando iniciou seu primeiro mandato. Segundo pesquisas do Data Folha, ela tem 10,8 % de aceitação e 67% de rejeição. Sem falar que o TCU vai aprofundar a investigação na Petrobras, onde ela presidiu o Conselho de Administração da Petrobras no governo Lula.

Cid Gomes
O ex-ministro da Educação, da Pátria Educadora, contribuiu muito com a vitória da Dilma no Ceará, e atrapalhou muito no relacionamento, já um tanto quanto conturbado, no Congresso Nacional, ao chamar os deputados federais de “achacadores”. O PMDB, liderado presidente Eduardo Cunha, exigiu sua demissão. De pronto, foi atendido.

Impeachment
A política é a arte das discussões, concessões mútuas e pactuação do entendimento, e não, do ódio e rancor. Uma parcela significativa da população está revoltada com as denúncias do Mensalão, Lava-Jato e Petrobras. Além da alta da inflação, desemprego, aumentos da energia elétrica e combustíveis, mudanças das regras do Fies, do seguro-desemprego, aposentadorias, ineficiência na saúde, no transporte público e na educação, e a gastança desenfreada da máquina pública. Particularmente, sou contra a utilização desse mecanismo, ou de qualquer outro. Que se faça alternância do poder, através do voto, de forma soberana e democrática.

Governador Tião Viana
Quem conversou com o governador Tião Viana nos últimos dias percebeu a tranquilidade e a segurança com que tem tratado a questão do seu nome ter aparecido na lista dos envolvidos na chamada Operação Lava-Jato.

Senador Gladson Cameli
Com muita perplexidade, o eleitor acreano acompanha o aparecimento do nome do senador nos jornais do Brasil, na relação apresentada pelo procurador Janot, supostamente envolvido no Lava-Jato. A negativa veio a público através de uma nota oficial, publicada nos jornais, e pronunciamento feito na Tribuna do Senado Federal.

Renúncia impedida
Comenta-se fortemente, em uma importante cidade do Juruá, que o prefeito deslocou-se a Rio Branco para comunicar a sua decisão de renunciar ao mandato. Seus aliados o demoveram da ideia e se comprometeram em formar uma força-tarefa para socorrer o prefeito desesperado. Na próxima semana, a população do município perceberá gente nova no pedaço.

CPI do Boteco
O prefeito Rodrigo Damasceno (PT), de Tarauacá, não vive o seu melhor momento na administração municipal. Além de perder importantes aliados, que muito lhe ajudaram a ganhar a eleição, a Câmara Municipal de Tarauacá apresenta requerimento pedindo a formação de uma CPI para analisar contrato de aluguel de um boteco para guardar carros de mão, por mais de R$ 1.300 mensais. Por outro lado, o Ministério Público instaura inquérito para investigar atos da prefeitura.

Caras Novas
Com as últimas movimentações na política, assumiram o mandato de vereadores na Câmara Municipal de Rio Branco, Lene Petecão e Ismael.

Assembleia Legislativa
São aguardadas com muita expectativa as nomeações dos cargos da estrutura administrativa da Casa do Povo. Encontra-se, diariamente, pessoas à procura do Diário Oficial da Casa, para constatar se já saiu a esperada nomeação.

Senadores no Vietnã
Cumprindo missão oficial do Senado Federal, os senadores Petecão (PSD) e Gladson Cameli (PP) estão em viagem ao Vietnã. Pergunta-se: qual a contribuição para o Brasil e para o Acre trará esta missão?

A Fé de Jesus
O que passou despercebido para muitos foi o gesto da esposa do deputado Jesus Sérgio (PDT), no dia da Posse. Durante a campanha, a mesma teve uma revelação de Deus, de que seu esposo seria eleito. Ao receber o diploma, ela ajoelhou-se no plenário para agradecer a Deus pela vitória revelada.

Presidente Ney Amorim
Com humildade e equilíbrio, o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim, vai construindo o seu futuro político, dialogando com as diferentes forças políticas e respeitando, sempre, o contraditório. Se continuar assim, tem um futuro promissor.

Sair da versão mobile