Juiz que soltou jovem suspeito de atropelar 17 pessoas diz que sua decisão foi dentro da lei

11074813 833385653390831 1394044772 ncruzeiro

11074813 833385653390831 1394044772 nO juiz Wagner Alcântara, da 2ª Vara Cível do município de Cruzeiro do Sul, optou por soltar o jovem Renan Eduardo da Silva Brito, de 21 anos, suspeito de dirigir embriagado e atropelar 17 pessoas, e fugir sem prestar socorro. Ele foi encaminhado ao Presídio Manoel Nery da Silva na tarde de quarta-feira (18) após ser ouvido pelo delegado Vinícius Almeida, responsável pela investigação.

Porém, minutos depois de o jovem adentrar na unidade prisional uma decisão da justiça, decretada pelo juiz Wagner Alcântara da 2ª Vara Cível, decretou a liberdade do suspeito. A notícia já repercute nos principais jornais do Acre.

O site Juruá Online, com notícias da região, afirma em publicação os motivos que levaram o juiz a tomar a decisão.

“O magistrado considerou ilegal a prisão em flagrante. Com base no Código de Processo Penal o juiz Wagner Alcântara entendeu que o indiciado não encontrava-se em situação de flagrância por não ter sido abordado cometendo o delito, nem surpreendido na seqüência do cometimento da infração penal”, diz um trecho da reportagem.

O fato de o jovem ter sido preso em sua residência, não ter sido perseguido por autoridade policial – tampouco por qualquer outra pessoa após a infração – e por não ter sido encontrado com nenhum instrumento que faça entender que ele seja o autor da infração levaram também a crer que não se trata de flagrante.

Ao site, o juiz afirma que sua decisão foi pautada na legalidade.

“Minha decisão foi pautada pela legalidade, embora eu entenda o clamor público em razão das diversas vítimas envolvidas no acidente, e nem por isso eu posso deixar de cumprir a lei. A função do juiz é aplicar a lei indiferentemente da opinião da maioria, até porque ao pautar-se pelo clamor público o juiz não estará agindo com base na constituição”, relatou o juiz ao site Juruá Online.

Ele também afirma que não se pode afirmar que Renam Eduardo, o motorista, tenha assumido o risco de ocasionar a morte das vítimas, já que ele entendeu que entendeu que a representação por prisão preventiva apresentada pela autoridade policial também não era cabível, uma vez que verificou-se a não caracterização do dolo eventual.

“A prisão em flagrante foi relaxada por ilegalidade, pois o flagranteado não estava em situação de flagrância. O artigo 302, do código de processo penal estabelece quais as hipóteses que constituem flagrante.Ele não foi encontrado, ele foi buscado dentro da casa dele”, completou o juiz.

A decisão ainda acrescenta que o fato de o motorista esta possivelmente sob efeito de bebida alcoólica não é suficiente para demonstrar que ele tenha assumido o risco de matar.

Sobre isto, o juiz conta que “as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas, em sua maioria, acreditam que a bebida não irá lhe tirar o senso e o controle das situações, inclusive, muitos afirmam que a própria bebida os torna mais capazes de agir e estimulam sua autoconfiança”.

“O dolo eventual exige a aceitação do resultado e indiferença a essa aceitação. Se eu prevejo que eu posso causar algum resultado, mas eu não aceito, em uma errônea avaliação das minhas atividades, e venho a causar, isso se chama culpa consciente. É o que em regra acontece com uma pessoa que bebe e dirige”, finalizou.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Juiz que soltou jovem suspeito de atropelar 17 pessoas diz que sua decisão foi dentro da lei