Ícone do site ContilNet Notícias

Rio Acre continua vazando na capital, mas permanece acima da cota de transbordamento

Por Agência de Notícias do Acre

boletim

Na medição das 18 horas desta terça-feira, 17, o Rio Acre, em Rio Branco, marcou 15,38 metros. Atualmente 1.713 famílias ainda estão em abrigos públicos. A Defesa Civil do Estado alerta que essas famílias não devem voltar para casa por conta própria.

O Rio Acre continua apresentando vazante, e das 6 às 18 horas desta terça-feira, 17, o rio baixou 17 centímetros. Em Rio Branco, 18 bairros ainda estão alagados. A Operação de Limpeza, realizada pela prefeitura e governo do Estado, segue em várias partes da cidade.

Interior do estado e Rio Madeira

Em Tarauacá, o rio apresentou sinal de vazante, medindo 9 metros às 18 horas da tarde desta terça-feira.

Em 12 horas o Rio Acre subiu 66 centímetros em Brasileia. A cota de transbordamento do município é de 11,40 metros, na última medição o rio registrou 6,35 metros.

Na cidade de Assis Brasil, o Rio Acre continua apresentando sinal de vazante é na última medição registrou 5,07 metros. Em Xapuri o nível do rio chegou a 10,26 metros.

Em Sena Madureira, a estação telemétrica da Agência nacional de Águas (ANA) esta em manutenção, por isso está sem leitura do nível do rio. As 39 famílias permanecem em abrigos públicos e 180 em casas de parentes e amigos.

Rio Madeira

O nível do Rio Madeira, na região do Abunã, segundo a medição da Agência Nacional de Águas (ANA), às 18 horas desta terça-feira, registrou a marca de 21,86 metros, apresentando sinais de vazante.

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economize água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar no aumento da demanda de água.

As secretarias de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral.

Saiba mais no endereço:http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/secretaria-de-saude-da-orientacoes-sobre-cuidados-durante-a-enchente.

Doações

Coordenado pela primeira-dama do município, Gicélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou uma das campanhas de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados. O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campa

Sair da versão mobile