“Rio Acre deve voltar a subir nas próximas horas”, prevê pesquisador Davi Friale

rio-acre-transbordaclima

O pesquisador Davi Frile divulgou em seu blog, o Tempo Aqui, mais uma previsão sobre a cheia do rio Acre. De acordo com o pesquisdor, o rio Acre está baixando lentamente nas últimas horas, aproximadamente 1 centímetro por hora.

Segundo Friale, o motivo se deve ao fato de ter chovido forte nas cidades de Assis Brasil e Brasiléia nos últimos dias. Com isso, Friale prevê que o rio Acre volte a subir até domingo e atinja a marca de 17 metros.

rio-acre-transborda

Confira o texto publicado no blog O Tempo Aqui:

ÀS 15 hoas desta terça-feira, dia 10 de março, o nível do rio Acre, em Rio Branco, marcava 16,33 metros de profundidade. Nas últimas 12 horas, diminuiu menos de 1cm/h, contrariando nossas previsões de que baixaria rapidamente nestes últimos dias. O motivo foram as chuvas intensas que caíram em áreas próximas e à montante da capital acreana.

O Tempo Aqui mantém o alerta para Rio Branco que vivenciará, mais uma vez, uma elevação do nível do rio Acre. É alta a probabilidade de que seu nível atinja e supere a marca de 17 metros até o próximo domingo, dia 15 de março, tendo em vista as volumosas chuvas que caíram nos vales do Alto Acre, do rio Xapuri e do riozinho do Rola.

O nível do rio Espalha, principal afluente do riozinho do Rola, voltou a subir, nas últimas 24 horas.

Portanto, considerando a baixa velocidade de diminuição do nível do rio, em Rio Branco, e o volume de água que está descendo de Brasileia e de Xapuri e, ainda, o aumento do nível do riozinho do Rola, nas suas nascentes, é altamente provável que ocorra outra grande alagação, na capital acreana, nos próximos dias.

Quanto ao rio Madeira, como O Tempo Aqui vem mantendo sua posição, não haverá transtornos causados pela inundação da BR-364, em Rondônia. As chuvas, como previsto por nós, estão abaixo da média, na maior parte dos vales dos rios bolivianos que correm para o Brasil.
Nesta terça-feira, dia 10, os níveis estavam estáveis:

– O rio Mamoré, em Guajará-Mirim, mantém-se estável em 10,64m;
– Rio Abunã, em Nova Califórnia, continua estável em 19,89m;
– O rio Madeira, na foz do rio Abunã, teve leve declínio e está em 21,84m;
– Rio Beni, no seu baixo curso, estabbilizaou, há dias, em 17,52m.

Dentro de, aproximadamente, 15 dias, os níveis de todos esses rios começarão a baixar bastante, pois as chuvas, na Bolívia, ficarão reduzidas a áreas isoladas. No entanto, ainda deverão subir um pouco antes de começarem a baixar.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

“Rio Acre deve voltar a subir nas próximas horas”, prevê pesquisador Davi Friale