O senador Sérgio Petecão (PSD) passou o final de semana visitando ribeirinhos vítimas da enchente do rio Acre. Ele começou ainda na sexta-feira, mas a principal viagem aconteceu no sábado. Acompanhado de parte de sua equipe, passou o dia com agricultores do Projeto Moreno Maia, comunidade localizada entre Rio Branco e senador Guiomard.
Para chegar às colônias agrícolas atingidas pela cheia do rio Acre, o senador Sérgio Petecão e sua equipe utilizaram barcos. Ao chegar na zona rural, a surpresa. O cenário parece pior que o deixado pelas águas na cidade, segundo a reação do senador. “Pense numa situação difícil que nós encontramos ao chegar nessa região. Tem gente que perdeu toda a produção, inclusive uns primos meus”, disse.
Alguns agricultores fizeram gravações de vídeo contando como ficaram depois da cheia. Petecão vai levar o material produzido para Brasília. “A cheia veio e levou tudo. Milho, arroz, feijão, mandioca. Não sobrou nada”, disse o produtor conhecido por “Val”. Um outro agricultor da região disse que perdeu, além de produção agrícola, quase todo seu gado. Eles pediram ao senador apenas que mostre a notícia para sensibilizar o governo. “Pelo que estou sentindo, o governo não tem condições de fazer nada por nós”, lamentou um deles.
Petecão deixou a primeira comunidade convencido de que as autoridades nem sabem do cenário que ficou para trás na zona rural. “Eu fiz essas gravações para mostrar em Rio Branco. Eles se preocupam muito com Rio Branco, e estão certos, mas quero mostrar como a situação na zona rural está mais difícil”, disse o senador. Ele vai pedir ao governo que estenda seu braço solidário a essas comunidades.
Segundo Sérgio Petecão, a situação na zona rural de Rio Branco é tão calamitosa que é impossível descrever. “Por isso eu resolvi filmar tudo. Porque se contar as pessoas não acreditam”. E resumiu com uma frase a vida dos colonos da região: “Eles estão entregues nas mãos de Deus”. O senador prometeu mobilizar seu gabinete para levar aos colonos o auxílio que estiver ao seu alcance.
No domingo, o senador Petecão tomou café da manhã com moradores do bairro Taquari, onde mantém uma base política forte. Atingido pela cheia, no bairro o cenário também é de desolação. “Por onde a gente se vira a situação é de fazer dó. Mais estou fazendo minha parte. E vou continuar fazendo. O que estiver ao alcance do meu gabinete eu vou fazer”, afirmou o senador do PSD, que não compareceu as manifestações no centro de Rio Branco, segundo ele mesmo, “para deixar a população manifestar sua indignação sem parecer que está sendo manipulada por políticos”.
