25 de abril de 2024

Soldados da borracha encontram dificuldades para receber suas indenizações de R$ 25 mil

nilsoninnss2luta

Alguns soldados da borracha estão encontrando dificuldades para receber os R$ 25 mil de indenização pagos pelo governo Federal. Os desencontros de informações acabam levando os idosos a buscar o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e Banco do Brasil para saber quais os problemas ocorridos na não autorização e liberação do dinheiro. Ao todo foram liberados 11.681 benefícios de indenização, faltando somente 411 que tiveram alguns problemas e estão sendo analisados.

nilsoninnss2

O gerente do INSS, Kennedy Afonso explicou que muitos idosos não fizeram a comprovação de vida que é realizada no próprio banco e, por conta desse motivo, automaticamente o sistema não libera o recurso ao beneficiário.

“A pessoa que é o beneficiária da indenização deve procurar o banco e realizar a comprovação de vida e depois de oito dias o recurso será disponibilizado seja na conta do beneficiário ou por cartão magnético”, explicou o gerente do INSS.

A dúvida de vários beneficiários e pensionistas é com relação aos recursos não estarem sendo liberados mesmo tendo sido feito a comprovação de vida. Nesse caso o gerente do órgão explica que existe uma falta de entendimento com relação a conta do responsável pelo beneficiário e a conta do favorecido.

nilsoninnssSegundo Kennedy, o dinheiro jamais será depositado na conta de outra pessoa que não seja a do soldado da borracha ou dependente.

“O que está acontecendo muitas vezes é que o cadastro do beneficiário informar a conta corrente do responsável do benefício e na hora que o sistema do INSS analisa verifica outro nome de conta no lugar do beneficiário e não libera o pagamento. Justamente pelo motivo de ser somente liberado na conta do beneficiário ou pelo cartão magnético”, relatou Afonso.

A senhora Marina Barros, 79 anos, que é dependente, já que seu esposo que era soldado da borracha faleceu fez a comprovação de vida e mesmo depois de oito dias ainda não teve seu dinheiro disponível na conta.

Segundo seus filhos, que acompanham todo o procedimento, o gerente do Banco do Brasil diz que o dinheiro não caiu na conta por motivos do INSS não ter liberado o pagamento. Já o INSS relata que a situação está sendo analisada pelo próprio sistema que precisa obter as informações concretas para liberar os recursos dos beneficiários.

No Acre, foram contemplados com o beneficio 6.800 pessoas que estavam o cadastro ativo junto ao INSS até a assinatura da lei pela presidência da República autorizando o pagamento das indenizações aos soldados da borracha.

O prédio do INSS, que está passando todas as informações e tirando dúvidas sobre o recebimento ou não da indenização, é o da avenida Getúlio Vargas ao lado do Colégio de Aplicação. O prédio do INSS da Getúlio Vargas, no bairro do Bosque, está fechado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost