e agora, tião?
Durante a sessão desta quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi aprovado por unanimidade o requerimento da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) que pede explicações ao secretario de Habitação, Jamyl Asfury, a respeito das casas congeladas.
No último dia 16, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) denunciou da tribuna da Aleac que casas congeladas pela Secretaria de Estado de Habitação (SEHAB) estão sendo alugadas pelo próprio governo do Estado. “Precisamos saber do secretário Jamyl Asfury o que realmente está acontecendo”, diz.
Entre os questionamentos feitos por Sinhasique estão qual o número real das casas congeladas, em que bairros estão localizadas, quais os critérios para que estas casas sejam congeladas, qual o destino das respectivas casas e quais os critérios para o congelamento das casas.
Casas congeladas são residências construídas em área de risco ambiental ou sujeita a catástrofes naturais. Ela se torna congelada quando a defesa civil avalia e constata que a casa está condenada. Após o congelamento, o governo entrega ao proprietário uma casa em local seguro ou indeniza-o.
Após retirada da família desta casa congelada, o governo tem que demolir a casa para que ela não seja mais utilizada por outras pessoas. “Porém, acontece que as casas congeladas pela Sehab estão sendo alugadas pelo aluguel-social da própria SEHAB”, denunciou Sinhasique.
Para o líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), não há nenhum empecilho para que os esclarecimentos sejam dados por parte do secretario Jamyl Asfury. “Não temos nada a esconder e será simples esclarecer tudo”, diz.