24 de abril de 2024

Prefeito participa de evento em comemoração ao Dia do Índio em Sena Madureira

diadindiosenasena

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), participou na manhã deste sábado de um evento em comemoração do Dia do Índio, celebrado oficialmente neste domingo, 19 de abril. O presidente da câmara, vereador Gilberto Lira também esteve presente.

O evento aconteceu na sede campestre do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindissem), contando com uma programação variada, envolvendo som ao vivo, torneio de futebol, além das danças tradicionais que fazem parte da cultura indígena como, por exemplo, o mariri.

diadindiosena

O prefeito Mano Rufino que no começo do ano esteve na aldeia Buenos Aires, rio caeté, reunido com vários indígenas agradeceu o convite e disse que a homenagem é merecida. “Já mantivemos outras reuniões com os indígenas, ouvindo suas demandas. Hoje, estamos participando desse momento festivo e, desde já, parabenizamos todos os indígenas. Estamos nos colocando à disposição para ajudar no que pudermos”, salientou.

Na atual administração, por solicitação dos próprios indígenas, existe um representante que tem o papel de intermediar os pedidos em prol do seu. O nome dele é Edson Jaminawa.

O representante da Funai em Sena Madureira, José Correia, agradeceu a presença das autoridades e disse que o momento foi realmente de muita comemoração. “Pra nós é uma grande honra. Anteriormente a gente não via os parlamentares participando e ajudando nos eventos. Outra coisa: Há trinta anos atrás, o preconceito era imenso. Hoje essa barreira está sendo quebrada, por isso, nos sentimentos felizes. Que nossas autoridades possam continuar nos apoiando”, comentou.

diadindiosena2

Na região de Sena Madureira as aldeias indígenas estão instaladas nos seguintes locais: Igarapé Preto, Buenos Aires, Extrema e Boca do Canamari (rio Caeté); Kaiyapuká, Santana, Sete Estrelas e São Paulino (Purus), além da aldeia Guajará que fica localizada no rio Iaco.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost