Contra terrorismo, governo do Estado cria gabinete para gerenciamento de crises

segurança

O governo publicou na edição desta quarta-feira (22) do “Diário Oficial” decreto que cria o Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crises (GIGC), que estará subordinado à Secretaria de Segurança Pública. Integrando as principais instituições da área de segurança, o gabinete será responsável por oferecer respostas rápida e eficazes a situações extremas. Conforme a norma, entre elas está rebeliões em presídios, roubos com reféns, sequestros, atos terroristas e uso de artefatos explosivos.

Catástrofes naturais como enchentes serão tratadas pelo gabinete de crise. A equipe ficará responsável por elaborar as estratégias para lidar com conflitos fundiários –como mandados de reintegração de posse – e negociações para reabertura de estradas em caso de fechamento por manifestações. Ações de socorro em caso de acidentes aéreos ou rodoviários passam a ser definidas pelo GIGC.

Entre os órgãos a compor o gabinete está as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), mais o Instituto Socioeducativo Outros órgãos das esferas federal e municipal poderão compor a equipe em eventualidades que exijam este reforço.

Outra atribuição do GIGC será manter o governador do Estado municiado de todas as informações necessárias. Em casos como estes é comum, a depender da gravidade da situação, a última palavra ser dada pelo próprio chefe do Executivo.

PUBLICIDADE