Patamar
Nas últimas décadas, o violista Yuri Bashmet tem dedicado boa parte do tempo ao grupo Solistas de Moscou, criado por ele e formado por seus ex-alunos.
Ele e sua orquestra de cordas apresentam-se tocando obras do repertório tradicional, mas também incentivam e comissionam novas obras para essa formação.
Apesar de parecer uma fórmula simples, resulta em lindos concertos de altíssimo nível técnico e artístico, como o que foi gravado com exclusividade pela TV Cultura, em 2014, na Sala São Paulo, que será exibido na próxima edição do programa Clássicos,que vai ao ar no sábado (18/4), às 21h30.
Este concerto conta com obras de Mozart, Schubert e do compositor russo radicado nos Estados Unidos Igor Raykhelson, cuja peça, Senza Volta, foi ouvida em estreia no continente americano.
Bashmet é um grande músico que colocou seu instrumento em outro patamar. Mas quando o assunto é política, é uma figura controversa. É um dos grandes apoiadores do governo Putin e defende fervorosamente a cultura russa contra o Ocidente.
Classicos – TV Cultura
No Ar: Sábado (18/4), às 21h30
Yuri Bashmet e os Solistas de Moscou
Mozart – Divertimento para cordas em re maior, K 136
Schubert – Sonata Arpeggione para viola e cordas
Raykhelson – Senza Volta para violino, viola, violoncelo e cordas
Schubert – Quarteto A Morte e a Donzela
Gravado dia 28 de setembro de 2014 na Sala São Paulo.