dengue
O Acre registrou uma leve queda no número de casos de dengue entre março e abril últimos. De 1.364 casos registrados em março, o número caiu para 1.169 no mês seguinte. Apesar da queda, o Estado continua tendo o segundo maior índice de infecção do País por 100 mil habitantes, deixando o Estado no nível de epidemia. Cruzeiro do Sul continua sendo o município a deixar o Estado com o resultado ruim.
É o que mostra o mais recente boletim da dengue divulgado pelo Ministério da Saúde. Por conta da epidemia, o governador Tião Viana fez duras críticas ao prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, durante entrevista ao telejornal “Bom Dia, Amazônia”, da TV acre/Rede Globo.
“A população do Juruá não merece estar passando por esta situação. Na minha opinião é um caso criminoso de omissão por parte do poder público municipal no tratamento da dengue. Nós do governo do Estado, que não temos a atribuição constitucional direta, temos investido muitos recursos para o atendimento à população porque a prefeitura não faz a sua parte”, disse Viana.
Segundo o governador, o caso de Cruzeiro do Sul será levado para análise do Conselho Estadual de Saúde para que o município passe por uma intervenção por parte da Secretaria de Saúde.
De 1º de janeiro a 9 de maio o Acre registrou 6.530 casos de dengue, sem nenhuma morte registrada no período. Em 2015 são 828,5 casos para cada 100 mil habitantes; o Estado só perde para Goiás, com 1.134 registros por 100 mil habitantes. Em 2014 o índice no Acre foi 120,7 casos.
Eliane Sinhasique quer Vagner Sales na Assembleia para depor sobre dengue
A líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputada Eliane Sinhasique, protocolou durante a sessão desta quarta-feira (27) requerimento solicitando a convocação do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), para esclarecer as ações adotadas pelo município no combate à dengue.
De acordo com Sinhasique a intenção é esclarecer a acusação do governador Tião Viana (PT) segundo a qual o prefeito estaria agindo com “omissão criminosa” ao lidar com a doença.
Sinhasique diz que é necessário que Sales esclareça ao Parlamento todas as ações tomadas no combate à dengue e a falta de parceria com o governo do Estado.
“Depois de seis anos, a Secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul foi chamada para participar de uma reunião com os representantes do Estado. Isso mostra que não há parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Cruzeiro do Sul”, ressalta.
Sinhasique atribui a falta de parceria entre governo e prefeitura de Cruzeiro do Sul a supostas “picuinhas políticas” por parte do governo petista. “Eles colocam as picuinhas políticas acima da saúde publica”, criticou a parlamentar.
