Famílias beneficiadas pelo Pronaf podem renegociar dívida com até 80% de desconto

MDA-10renegociação

MDA-10O Banco da Amazônia vem desde o início do ano renegociando e liquidando dívidas de assentados rurais implantados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na reforma agrária de 2012. O serviço pode ser solicitado em todas as agências do Acre até o dia 30 de junho, prazo final para que as famílias que utilizaram os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) liquidarem ou renegociarem as operações contratadas.

A renegociação é direcionada aos grupos A e A/C do Pronaf. O benefício foi garantido pelo Banco Central, porém, com o prazo final se aproximando, o coordenador de Reestruturação Financeira, Cláudio Silva, se diz preocupado, já que o número de famílias que ainda estão em débito com os bancos é grande, e poucos procuraram quitar suas dívidas.

“Muitos nos procuram mas a maioria das pessoas ainda não vieram renegociar”, relata. Segundo o coordenador, o Banco central, que autorizou a renegociação, pode não estender o prazo e, assim, as famílias podem perder a chance de quitar os débitos.

“As pessoas podem liquidar a dívida pagando 20% do total, sem os juros. O desconto então é de 80% e caso a pessoa não tenha nem os 20%, se ela tiver 5%, ela pode renegociar e pagar em até 10 anos”, explica.

Desde que o Banco Central ampliou o prazo para a renegociação, em junho de 2014, o Banco da Amazônia, principal instituição de fomento do governo federal na região, já conseguiu recuperar 20% dos R$ 57 milhões em créditos concedidos e não pagos pelos agricultores familiares assentados rurais. No Estado do Acre, ainda há 1.414 nessas condições e que podem ser beneficiados com as bases e condições impostas por resolução do Banco Central.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Famílias beneficiadas pelo Pronaf podem renegociar dívida com até 80% de desconto