19 de abril de 2024

Mãe de cadeirante, dona de casa e empreendedora: conheça a história de Natalicia

supermaeDia das mães

O Dia das Mães é comemorado todo segundo domingo de maio. É a mais importante data do ano para homenagear a figura materna na família. Ser mãe já é algo incrível e por si só já é um dom, mas tem mulheres que se superam e mostram muito mais do que a já complicada tarefa de ser mãe.

É o caso da mãe Natalicia dos Santos, de Senador Guiomard. Além de mãe de Juliano dos Santos, que possui uma grade deficiência, Natalicia é dona de casa, trabalha em um açougue, é empreendedora e faz questão de cuidar pessoalmente de seu filho e estar atenta às suas necessidades. Além disso, possui uma pequena área de terra na zona rural da cidade e faz questão de, pessoalmente, cuidar de tudo por lá.

supermae

Natalícia separou-se do marido quando Juliano tinha 2 anos de idade. O jornalismo do Quinari Online conversou com Natalicia há tempo atrás, quando ela estava indo deixar Juliano no centro para pessoas com deficiência que frequenta. Ela conta um pouco sobre sua jornada.

“Eu sempre venho acompanhar o Juliano, venho o deixar e venho buscar. Quando eu não posso, quando estou trabalhando, meu filho vem o buscar. Para falar a verdade, é bastante cansativo, pois trabalho num açougue, trabalho num mercado, tenho uma colônia, tenho que resolver os problemas de casa, pois sou pai e mãe ao mesmo tempo, e realmente não é fácil”.

Sobre a deficiência de Juliano, a mãe afirma que as limitações de Juliano foram se agravando conforme a idade.

supermae2“O problema dele é endroatrofia muscular, quando ele tinha 11 anos, começou a ficar mais fraco nos passos, a partir daí ele começou a andar segurando nas paredes. Quando ele se abaixava e queria se levantar de novo, contava com a ajuda do joelho”.

A mãe também conta que buscou tratamento: “Viajei com ele duas vezes em busca de tratamento, mas infelizmente não teve jeito”.

Questionada sobre as dificuldades na sua vida, Natalicia é otimista: “O pior já passei”. E completa: “Sempre tive que trabalhar, na infância carregava fardos e mais fardos e trabalhava na enxada. Trabalhei na praça [Plácido de Castro] com um lanche até o ultimo dia de gestação da minha filha e o Juliano se lembra disso. Deus sempre olhou por mim”.

Quando é convidada a falar do filho, a mãe afirma que Juliano dispensa elogios: “O Juliano é uma pessoa fantástica, ele é tudo pra mim. Eu quero que ele viva a vida toda”.

“Ele sempre foi uma criança feliz. Sempre brincou, jogou bola e, apesar de estar numa cadeira de rodas agora, a felicidade não diminuiu. Ele sabe da minha luta e é muito agradecido por isso. Sempre fiz e vou continuar fazendo o que posso por ele”.

Natallicia afirma não gostar de reclamar. Segundo ela, apenas pessoas fracas reclamam da vida que tem: “Eu aprendi a trabalhar e levar a vida que eu tenho. Não meço esforço algum para trabalhar e sustentar minha casa. Não existe vida difícil, existe pessoas sem vontade de trabalhar e enfrentar a vida”.

supermae3Juliano fala perfeitamente. Questionado sobre os cuidados da mãe, ele é enfático: dix que sua mãe dedica sua vida a ele.

“Minha mãe tem o maior cuidado comigo, me dá banho todos os dias, ela dedica a vida dela comigo. É uma pessoa muito especial pra mim”.

E, nesse dia tão especial, Juliano afirma que sua mãe merece tudo de melhor. Ele conclui contando o que vai fazer neste domingo.

“Eu vou dar um abraço e um beijo bem grande nela e dizer ‘feliz dia das mães ‘e que eu amo ela”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost