Moradores de Cruzeiro do Sul estão bebendo água contaminada por lixão, aponta laudo

lixaocruzeirograve

Por causa da construção de um canal, a prefeitura de Cruzeiro do Sul decidiu transferir parte dos moradores dos bairros Telégrafo e Remanso para uma área próxima a um lixão da cidade.  A prefeitura fez a promessa de que em pouco tempo a área vai contar com rede elétrica, água e esgoto e asfalto.

Ao todo, 11 famílias foram levadas para o local próximo ao aterro sanitário, mas as promessas não foram cumpridas. Após mais de um ano, apenas a rede de energia elétrica foi instalada. Os moradores construíram cacimbas para obter água, mas o líquido apresenta sinais de contaminação.

lixaocruzeiro

Prefeitura transferiu os moradores para área próxima ao lixão da cidade/Foto: G1

Laudo da Vigilância Sanitária, realizado em abril, constatou a presença da bactéria Escherichia coli presente na água, que pode provocar febre, diarreia, infecção urinária, entre outros problemas de saúde.

Outro lado

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a água consumida pelos moradores da comunidade é fornecida pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento e a obra do canal nos dois bairros é de responsabilidade do governo do Estado.

A indenização das famílias removidas, diz a prefeitura, também seria atribuição do governo. Diante da eventual omissão, a prefeitura assumiu o custo e acomodou as famílias não em terreno do lixão, mas em uma área que dá acesso ao mesmo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Moradores de Cruzeiro do Sul estão bebendo água contaminada por lixão, aponta laudo