Ícone do site ContilNet Notícias

Mostra audiovisual exibe vídeos de temática indígena no Rio de Janeiro

Por Ministério da Cultura

Cinema 

Apresentar ao público filmes brasileiros sobre temas indígenas. Essa é a proposta da Mostra Cine índio Brasil, que será realizada deste sábado (29/5) a 6 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), no Microcine Bonsucesso do Ponto de Cultura Cinema Brasil. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).

A mostra tem objetivo de disseminar e fortalecer as culturas e tradições dos povos originários. O encerramento, no dia 6 de junho, contará com uma rodada de debates sobre políticas públicas para populações indígenas, com a presença confirmada da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes.

Neste ano, o tema central da mostra é a Ameaça à Demarcação de Terras Indígenas – entre a Extinção e o Direito. Além dos filmes que despertam a reflexão sobre o assunto, serão realizadas mesas de debates, apresentações artísticas e exposição de artesanatos, tecidos, cocares multicores e colares multicontas.

Desde 2010, a mostra é a única do Rio de Janeiro dedicada exclusivamente a filmes brasileiros sobre temas indígenas. Além de priorizar filmes de ficção e de animação feito para salas de cinema, o espaço também recebe alunos de escolas públicas da região, que acompanham a programação por meio de excursões e parcerias com o governo municipal e estadual.

As atividades são baseadas na legislação vigente (Lei nº 11.645/2008), que torna obrigatório incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Destaques

Nesta edição, a mostra fará uma homenagem ao cineasta Gustavo Dahl, falecido em 2011. Em 4 de junho, será exibido o filme de sua autoria Uirá, um Índio em Busca de Deus, de 1974. Outro destaque do dia será a presença da cineasta Tizuka Yamasaki, que debaterá seu longa-metragem Encantados, com lançamento previsto para 2015, e vencedor do Prêmio Juventude (Melhor filme brasileiro) na Mostra Internacional de Cinema de SP.

Na abertura, dia 29 de maio, o cineasta Marcos Veronese virá do Espírito Santo para a exibição de sua ficção inédita, Pássaro de Fogo, e após a exibição deste filme e da animação O Casamento da Ararinha-Azul, de Marcelo Branco, integrará a primeira mesa com o tema central da Mostra.

Produções feitas por indígenas também terão espaço na programação a partir dos projetos das ONGs Raiz das Imagens, Vídeo nas Aldeias e dos Pontos de Cultura Indígena.

O projeto Mostra Cine Índio Brasil VI é realizado pelo Instituto Cultural Cinema Brasil com apoio da SCDC/MinC, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro/SEC-RJ e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

Sair da versão mobile