Ícone do site ContilNet Notícias

Vereador denuncia que obras de creches em Rio Branco estão abandonadas

Por Wiliandro Derze, da ContilNet Notícias

atraso

O suposto atraso e descumprimento do cronograma da construção de creches e escolas pela prefeitura de Rio Branco estão sendo questionados pelo vereador Rabelo Góes (PSDB). Ele disse que visitou as obras e constatou que o cronograma não vem sendo cumprido, sendo que o prefeito Marcus Alexandre (PT) entregou até o momento somente a creche e pré-escola Maria Estela Marques, no Conjunto Angico.

“Estamos acompanhando as obras e estão quase todas atrasadas e sabemos que o prefeito prometeu entregar 12 creches em sua gestão. Entregou uma depois de dois anos de mandato. Como vai conseguir entregar as 11 unidades que faltam se as obras estão fora do cronograma de entrega?”, questiona Rabelo.

As fotos comprovam que a maioria das obras, cuja conclusão era prevista para ocorrer em cinco meses, estão com atraso em seu cronograma. O fato motivo o vereador a questionar a prefeitura durante pronunciamento na Câmara Municipal.

Para Rabelo, o vice-prefeito Márcio Batista, que também acumula a Secretaria dede Educação, deveria ser mais sensível com a situação e explicar por quais motivos as obras estão atrasadas.

“Vamos tomar os procedimentos cabíveis e acionar o Ministério Público para que tenhamos a real dimensão dos problemas que impedem a entrega dessas obras à comunidade”, afirma o vereador.

Rabelo disse que as creches do bairro Juarez Távora, loteamento Jacamin e Rosa Linda I e II, são as principais obras que estão sem previsão de entrega.

Os valores dessas obras, que demandam recursos próprios do município e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ultrapassam os R$ 5 milhões, de acordo com as placas afixadas pela prefeitura.

Outro lado

Contrariando o vereador, a assessoria de Imprensa da prefeitura de Rio Branco negou que as obras estejam paralisadas e que todos os trabalhos estão sendo acompanhados pelo prefeito Marcus Alexandre, que visitou as obras da creche do loteamento Juarez Távora na semana passada.

Por sua vez, a assessoria da Secretaria Muncipal de Educação informou que as obras das creches são realizadas com recursos do FNDE, que o projeto tem exigências especificas e que foi difícil adquirir parte do material utilizado nas obras.

A assessoria também informou que as obras das creches do loteamento Andirá, Cabreuva Agueiro, Rosa Linda e Vale do Carandar serão entregues no decorrer do ano, sendo duas por mês, em julho, agosto e setembro.

Sair da versão mobile