Você deve lavar roupa nova antes de usá-la?

lavar-roupa-838x559Reação alérgica

lavar-roupa-838x559Eu tenho uma amiga que diz que nunca lava uma roupa recém-comprada antes de usá-la, pois parece que ela já foi usada. Quem nunca ficou tão animado com uma peça nova que não quis colocá-la imediatamente?

Todos nós, certamente, mas essa não é uma boa ideia. Aparentemente, há uma boa chance de entrarmos em contato com alguma coisa desagradável se não a limparmos primeiro.

Que tipo de coisas?

“Existem dois principais culpados quando se trata de alérgenos em roupa nova: corante e resina de formaldeído”, explica Donald Belsito, professor de dermatologia na Universidade Columbia (EUA). “A maior parte dos têxteis sintéticos são coloridos com corantes azo-anilinas, que podem causar uma reação cutânea grave semelhante a hera venenosa na pequena população de pessoas alérgicas a eles. Para outros, as reações aos corantes são menos extremas, mas podem resultar em pele inflamada e seca, e coceira”.

Além disso, Belsito sugere que você considere por onde a roupa andou antes de chegar a você, e o que poderia estar no tecido. “Eu tenho visto casos de piolhos que foram possivelmente transmitidos por experimentar roupa na loja. Há certas doenças infecciosas que podem ser transmitidas através da roupa. Outra infestação que já vi de roupa é sarna”, conta.

Muitas fábricas também usam químicos nas suas caixas ou sacolas de transporte, para absorver a umidade durante o processo de envio e impedir que fungo cresça na roupa. Mas, dependendo da umidade do país de origem e da umidade relativa no interior da embalagem, fungo pode pendurar por um bom tempo (embora não haja bons dados sobre por quanto tempo e em que tecidos).

Um produto químico usado anteriormente para evitar fungos e mofo, dimetil fumarato, pode causar reações alérgicas graves na pele, e não é mais em utilizado em larga escala.

 

Recomendações

Claro que isso não significa que toda peça de roupa nova estará infectada com alguma coisa, por isso não há necessidade de pânico.

No entanto, é bom lembrar que isso pode acontecer, e é melhor prevenir do que remediar, especialmente quando você está comprando roupas para seus filhos.

Belsito recomenda que todas as peças sejam lavadas antes de usadas, principalmente se você está comprando algo de segunda mão. O ideal é uma lavagem dupla. [LifeHacker]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost