25 de abril de 2024

Festival Pachamama passa pelo Seringal Cachoeira e segue pelo Alto Acre

na terra de Chico

A cidade de Xapuri, considerada o “berço” da Revolução Acreana e o símbolo do Movimento Ambientalista Mundial, conhecida também por seu filho mais ilustre, o seringueiro e líder sindical Chico Mendes, recebeu entre os dias 10 a 12 de junho, o Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira Itinerante.

No dia 11 de junho, o projeto realizou um encontro com os alunos do ensino médio da escola Divina Providência, onde quase 70 jovens tiveram a oportunidade de debater o audiovisual, as linguagens cinematográficas e as novas mídias.

Já no dia dos namorados, em frente a histórica igreja de São Sebastião, padroeiro da cidade, realizou-se a Mostra de curtas metragens Pachamama, projetados em um telão inflável de dez metros.

Na oportunidade, o secretário municipal de cultura Judson Vladesco agradeceu a presença do Pachamama – Cinema de Fronteira na cidade. “Espero que voltem nos próximos anos, pois receber um festival de cinema aqui é muito importante. O trabalho com a juventude, por meio da cultura, é fundamental para uma sociedade melhor”.

A aposentada Maria Rosa Nascimento, contou que a cidade ainda está se recuperando da maior cheia já sofrida em sua história, ocorrida no início deste ano, quando as águas do rio Acre e Xapuri atingiram níveis nunca pensados. “Estamos nos reconstruindo. Parece até que teve guerra por aqui. A lama, quando as águas baixaram, chegou quase no meio da parede. Tudo esburacado agora. A praça São Sebastião a gente não tem mais, o rio levou. Casa do Chico Mendes ficou debaixo das águas. Então, qualquer atividade que nos anime, que nos faz pensar, é bem-vindo. O povo de Xapuri agradece, pois, com os filmes, a gente conseguiu se divertir”.

A mostra Pachamama – Cinema de Fronteira em Xapuri teve um público aproximado de duzentas pessoas, as quais lotaram as cadeiras oferecidas pelo projeto e, ainda, ocuparam os bancos das praças e usaram as bicicletas como apoio.

O festival segue para o município de Epitaciolandia, Brasileia, Cobija e Assis Brasil, já tendo passado por Capixaba e pelo Seringal Cachoeira. Ainda em julho deste ano irá para as cidades peruanas de Porto Maldonado e Cusco. Em abril deste ano, o Festival realizou a primeira etapa de sua itinerancia 2015 pelo Alto Rio Negro, nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Iranduba

Confira abaixo a agenda de exibições no Alto Acre:

Dia 13.06 – Xapuri, na Sibéria
Dia 14.06 – Epitaciolandia
Dia 16.06 – Brasileia
Dia 17.06 – Cobija
Dia 19.06 – Assis Brasil

O Festival Pachamama – Cinema de Fronteira itinerante é uma realização da Saci Produções e do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura, contemplado pelo Edital Amazônia Cultural e conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Xapuri, Fundação de Cultura Elias Mansour, Secretaria de Comunicação do Estado do Acre – SECOM, Assessoria Especial da Juventude do Acre, Secretaria de Turismo, Fundação Aldeia de Comunicação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost