Nacional
O jogo Jump-o, disponível gratuitamente para iPhone e iPad, foi um dos ganhadores do Design Awards, um prêmio promovido pela Apple durante o WWDC (evento para desenvolvedores da companhia), realizado em San Francisco, na Califórnia (Estados Unidos).
O aplicativo, desenvolvido por Gabriel Rocha e Victor Gimenez, que estudam na PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em Curitiba, foi classificado na categoria “Scholarships”, dedicada a estudantes convidados. A premiação, que é escolhida por desenvolvedores da companhia, avalia se um app é elegante, atraente e intuitivo.
O Jump-o é um jogo do tipo quebra-cabeças com 48 níveis. O usuário deve recolher estrelas com uma bolinha, que pode ser movimentada movendo o telefone ou tocando na tela do dispositivo. Há diversos obstáculos como tiros vindos de todo o lado e espinhos.
“O visual foi inspirado em nossa experiência de quando éramos criança, pois sofríamos mundo bullying por sermos ‘nerds’. Havia uma noção de que não pertencíamos àquele mundo”, disse Rocha em conversa com jornalistas no Moscone West, local onde é realizada a conferência de desenvolvedores.
Baseado nisso, explicou, pensaram em fazer uma interface com círculos e quadrados, pois esses objetos não se encaixam. “Pra gente, o desenvolvimento foi como uma terapia. O jogo foi uma forma de externar o que sentíamos quando éramos mais jovens”, complementou.
Lançado em janeiro de 2014, o game, segundo os desenvolvedores, chegou a ficar no top 10 dos mais baixados. Atualmente, eles dizem que trabalham no desenvolvimento de novos níveis, que vão ser pagos.
