Ícone do site ContilNet Notícias

Legado Ameaçado

Por Brasil de Fato

 

Darlan Montenegro

Os governos do PT foram governos contraditórios. Ao mesmo tempo em que fizeram imensas concessões ao grande capital nacional e internacional, adotaram diversas políticas importantes, que favoreceram a população mais pobre e os trabalhadores em geral.

Um dos exemplos das políticas positivas para os trabalhadores foi a expansão das universidades federais. Através do programa Reuni, o governo aumentou o número de vagas, levou as universidades para o interior do país, contratou milhares de professores e permitiu que jovens das regiões mais pobres passassem a ter acesso ao ensino superior.

O governo também criou programas e bolsas de pesquisa que permitiram a esses alunos permanecer na universidade, sem ter que trabalhar para se sustentar. Quem conheceu as universidades federais nos anos 90, na época de Collor e FHC, sabe que houve muitas mudanças para melhor durante os governos petistas.

 

SITUAÇÃO PRECÁRIA

A atual política de ajuste fiscal ameaça reverter boa parte desses avanços. A situação das universidades tornou-se precária, devido aos cortes de verbas. Os problemas se manifestam, principalmente, nos atrasos dos pagamentos de trabalhadores terceirizados, que cuidam da segurança, da limpeza e da manutenção das universidades. Muitos não recebem há meses. Mas também há problemas com alguns tipos de bolsas e com a infraestrutura das instituições.

 

GREVE DOS PROFESSORES

A manutenção do “ajuste” irá aprofundar essa situação. Neste momento, o governo já enfrenta uma greve de professores das universidades federais por reivindicações que vão muito além dos salários e que dizem respeito ao financiamento das universidades. Com o ajuste fiscal, o que havia de positivo no legado do governo está sob ameaça de desaparecimento.

Sair da versão mobile