Ícone do site ContilNet Notícias

Movimentos cristãos e GLBT pressionam vereadores pela votação do Plano de Educação

Por Wiliandro Derze, da ContilNet Notícias

votação

Os grupos feministas, GLBT e de apoio à família ligado as religiões cristãs estiveram na Câmara Municipal de Rio Branco acompanhando a votação do projeto do Plano Municipal de Educação. O ponto polêmico do projeto é com relação ao pedido das minorias que pedem a inclusão do ntermo ‘gênero’ nas diretrizes do ensino básico.

Representantes de entidade de defesa da família ligadas às igrejas evangélicas e católica usaram cartazes com pedidos aos vereadores para não incluir a definição de gênero no plano, como pede a comunidade GLBT.

A estudante de direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), Ana Valeria Oliveira, disse que o movimento não é condicionado às igrejas, mas em defesa da família que quer ter o direito de educar os filhos.

“O movimento GLBT e das minorias querem que seus pensamentos sejam aceitos pela maioria da sociedade. Queremos ter o direito de educar nossos filhos e poder ensinar os valores, seja sexual, religiosa ou político, isso não é função da escola, mas da família. Na Convenção Internacional dos Direitos Humanos o Brasil ratificou o documento que estabelece que os ensinamentos de crença, valores e moral é direito da família”, diz a estudante universitária.

Para Carlos Gomes, um dos lideres do movimento que pede a inclusão da ideologia de gênero, o poder público municipal agiu de forma desrespeitosa.

“Ao promover uma audiência pública para discutir o Plano Municipal de Educação, e após ampla discussão e apreciação sobre as questões importantes como o combate à discriminação de gênero, o prefeito Marcus Alexandre fez a alteração do que foi debatido na audiência”, disse Gomes, referindo-se à retirada da identidade de gênero no PME.

A sessão da Câmara desta quarta que vota o projeto foi suspensa para que os vereadores tenham em mãos o parecer completo das comissões de Constituição e Justiça e Educação.

Sair da versão mobile