Prefeitura reconhece falta de pediatras e ginecologistas em postos de Rio Branco

saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) reconheceu na tarde desta quarta-feira (10), em nota enviada pelo Departamento de Comunicação, que não dispõe de pediatras e ginecologistas suficientes para atendimento da demanda gerada pela população em Centros de Saúde e nas Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs).

Segundo a nota, existem apenas 14 pediatras, que atuam em sete Centros de Saúde e cinco URAPs, numa  “situação que ocorre em todo o Brasil pela carência de profissionais com essa especialidade”.

“Reconhecemos que existe carência nas especialidades de pediatria e ginecologia, pois recentemente a prefeitura abriu concurso com a oferta de doze vagas, sendo preenchidas somente duas com pediatras”, acrescenta a nota.

Veja, na íntegra, a nota de esclarecimento da Semsa:

“Com relação à reportagem publicada no site Contilnet sobre a Unidade de Referência de Atenção Primária (URAP), Roney Meireles, informamos que a referida unidade conta com nove profissionais atendendo diariamente a população. São seis clínicos, um ginecologista e dois pediatras que atendem mais de 200 pessoas todos os dias. No momento da reportagem, dois profissionais encontravam-se de férias, o que não justifica qualquer falta de atendimento que porventura tenha ocorrido, situação que será apurada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
 
É reconhecida pela Semsa a carência de pediatras, situação que ocorre em todo o Brasil pela pouca oferta de profissionais com essa especialidade. Temos em nossos quadros 14 pediatras, que atuam nos Centros de Saúde e URAPS.

Sobre os exames, outro tema abordado pela reportagem, informamos que a coleta de sangue é feita a partir das sete horas da manhã, sendo realizados diariamente de 60 a 70 exames, com prioridade para crianças, idosos e gestantes.

Informamos ainda que com a automação do Centro de Apoio ao Diagnóstico (CAD) foi antecipada a entrega dos resultados dos exames, sendo disponibilizado em até 48 horas dependendo da sua complexidade.   

A Secretaria Municipal de Saúde está reforçando o seu quadro de profissionais com o objetivo de melhorar o atendimento à população. Reconhecemos que existe carência nas especialidades de pediatria e ginecologia, pois recentemente a prefeitura abriu concurso com a oferta de doze vagas, sendo preenchidas somente duas com pediatras.

Rio Branco, 10 de Junho de 2015.

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio Branco

PUBLICIDADE