19 de abril de 2024

Secretário de Saúde faz apelo para população se imunizar contra gripe e cita a “Revolta da Vacina”

coleicagripearmandocapasaúde

O secretário Armando Melo (Saúde) fez um apelo na manhã desta segunda-feira (1º) para a população acreana tomar a vacina contra a gripe. De acordo com ele, o Estado atingiu apenas 46% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de imunizar pelo menos 80% da população apta a ser imunizada. De acordo com Melo, a vacina é uma importante forma na prevenção de doenças mais graves, como pneumonia e a influenza A (H1N1).

coleicagripearmando

De acordo com dados da secretaria, apenas duas cidades atingiram a meta: Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. “Queremos fazer um apelo para a população para que procure os postos de saúde. Nós não precisamos atingir uma meta, pois os números por si só não importam, nós precisamos que as pessoas estejam imunizadas para prevenirmos doenças mais graves”, disse Melo.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até a próxima sexta-feira, 5 de junho. A imunização tem como alvo as crianças menores de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e do sistema penitenciário, a população carcerária e indígena.

Revolta da Vacina

O secretário Armando Melo comparou a baixa adesão da comunidade à campanha de vacinação contra a gripe com a Revolta da Vacina, episódio que marcou a história do País no início do século passado, quando os moradores do Rio de Janeiro se revoltaram contra a imunização obrigatória imposta pelo governo contra varíola.

“Nós já tivemos em nossa história quando era obrigada a vacinação, quando foi iniciada a vacinação contra a varíola, mas hoje em dia não é obrigatória. A população está de um certo modo banalizando [a vacinação], e isso nos tem preocupado muito a questão da imunização”, disse o secretário.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost