Ícone do site ContilNet Notícias

Servidores da prefeitura deliberam por greve nas unidades de saúde da capital

Por Assem Neto, da ContilNet Notícias

greve

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem lotados na prefeitura de Rio Branco decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira (29).

São 380 servidores que trabalham nas 58 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e em 12 Unidades de Referência em Atendimento Primário (URAP´s) na capital. Apenas 30% deste contingente atenderá os pacientes, em sistema de rodízio.

Os trabalhadores reivindicam 8% de aumento no salário base para o mês de julho, elevação da gratificação dos técnicos, agentes e enfermeiros para 50% e equiparação das gratificação de enfermeiros com dentistas de PSF.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Adailton Cruz, as condições de trabalho e a falta de remédios entraram na pauta de reivindicações também. “Estamos sem equipamentos, material para glicemia e até vacina”, afirmou.

Antes da deliberação por greve, os servidores aguardaram uma posição da Secretaria Municipal de Saúde. “O município não propôs nada. Acenaram com um aumento inaceitável, para 2016, provavelmente de 6%”, disse Cruz.

Sair da versão mobile