Sonora Brasil do Sesc apresenta Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente da Bahia

bahiacultura

Pela 18ª vez, o Sonora Brasil – Formação de ouvintes musicais, chega em Rio Branco e, nesta terça, , a partir das 20h, o Teatro de Arena do Sesc será palco para a apresentação das Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente da Bahia. A entrada Franca.

Nesta edição, o Sonora Brasil apresenta  no Acre o tema “Sonoros Ofícios – Cantos de trabalho”, que circula pelo Norte do País em 2015 com a participação de quatro grupos musicais.

bahia

O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, além de promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

O Grupo

As Cantadeiras do Sisal são mulheres que trabalharam por muito tempo nas várias etapas de produção da fibra, desde o plantio até a fabricação dos produtos derivados. Atualmente, são artesãs, ofício que aprenderam a partir de projetos desenvolvidos na região com o objetivo de criar alternativas de trabalho para as mulheres que desenvolviam atividades pesadas e mal remuneradas no ciclo de produção do sisal.

O repertório das cantadeiras, entoado em grupo durante a produção do artesanato, é formado por cantigas conhecidas desde a infância e outras de uma memória mais recente que tratam de questões cotidianas e fazem alusão à particularidades da produção sisaleira. O grupo é formado por Izabel, Alda, Ivamarcia, Carminha, Marisvalda e Cássia.

Serviço:

Sonora Brasil “Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente”

Dia 30 de junho às 20h

Teatro de Arena do Sesc

Informações: 3302-1066

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost