24 de abril de 2024

Alan Rick defende que FNO permaneça no Basa, mas exige desburocratização

alanfinanciamentosfinanciamento

alanfinanciamentosO deputado federal Alan Rick (PRB) reafirmou a importância do Banco da Amazônia como agente financiador do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para a região, em especial para o Estado do Acre. A afirmação foi durante Audiência Pública da Comissão da Agricultura Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realizada na tarde desta terça-feira, 14, na Câmara dos Deputados.

A audiência debateu os resultados socioeconômicos e de gestão da execução do FNO, e contou com a presença do presidente do Banco da Amazônia, Valmir Pedro Rossi; do superintendente Nacional de Agronegócios da Caixa Econômica Federal, Marcio Vieira; do diretor de Governo do Banco do Brasil, Jânio Carlos, dentre outros.

“Não há dúvidas da importância do Banco da Amazônia para operacionalização dos recursos do FNO para desenvolvimento e articulação da região Norte, atendendo desde empresas e cooperativas, como também pequenos agricultores, produtores rurais, pecuaristas, extrativistas e pescadores. A execução de projetos na área rural promove a geração de empregos, além de movimentar a economia do estado”, afirma Alan Rick.

O parlamentar defende que se as linhas de crédito forem rateadas entre todos os bancos federais, o Banco da Amazônia será muito prejudicado. “Defendo que o FNO fique como está, sendo operado pelo Banco da Amazônia. A aplicação desse fundo é a principal atividade do banco. Portanto, se essa atividade for aberta às demais instituições financeiras, independente de quais sejam, o banco vai fechar”, alerta o parlamentar acreano.

Alan Rick aproveitou para ressaltar que há muito que melhorar no acesso às linhas de crédito para os produtores rurais. “Conversando com pequenos e médios produtores, representantes de federações, associações e cooperativas, vi que o descontentamento é geral. Eles questionam a limitação das linhas de crédito, bem como o valor do dinheiro liberado e a burocracia no trâmite. Portanto, é preciso que sejam realizados novos estudos atualizando as demandas, dando autonomia às agências e aumentando os valores dos recursos disponibilizados a fim de atenderem quem precisa”, finaliza o deputado.

Fundo Constitucional de Financiamento do Norte- FNO

O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte- FNO tem o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região, através de programas de financiamento aos setores produtivos privados.

Os recursos do FNO são administrados pelo Banco da Amazônia, vinculado ao Ministério da Fazenda, responsável por fazer as aplicações através de programas já elaborados, anualmente, previstos pelo Plano Plurianual para a Amazônia- PPA, levando em consideração a realidade ambiental da região.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost