Aparelho criado por cariocas promete carregar celular durante caminhada

recarregadornapernaCriativo

recarregadornapernaNo fim do primeiro semestre de 2014, os primos Rodrigo Sampaio, 20, e Carlos Eduardo Dias, 16, conversavam sobre o assunto preferido deles: tecnologia. Em uma espécie de brainstorming familiar, em Quintino, na zona norte do Rio de Janeiro, tentavam encontrar a solução mais criativa para manter as baterias de smartphones carregadas sem depender da tomada.

Chegaram a pensar em acoplar um aparelho em skates ou bicicletas, mas logo desistiram da empreitada. Queriam algo mais amplo. E, então, surgiu a ideia: por que não transformar o próprio corpo em uma fonte de energia?

Foi a partir desta pergunta que, um ano de trabalho e três protótipos depois, nasceu o Ônix. Um gerador que, preso à perna, converte a energia mecânica gerada pelo movimento do joelho durante caminhadas simples em energia elétrica. Tudo isso por meio de uma haste metálica. Ainda rudimentar, o aparelho tem a capacidade de armazenar e transmitir carga para dispositivos eletrônicos como celulares, através de uma porta USB.

“Hoje em dia, a gente tem que passar muito tempo preso à tomada, porque a nossa geração já não consegue mais viver sem celular. O smartphone é algo que, ao longo dos anos, foi se integrando ao corpo”, explica Dias, que é estudante de eletrônica e está no segundo ano do ensino técnico.

Durante um teste realizado pelo UOL Tecnologia, na última semana, o dispositivo mostrou-se eficaz no seu principal objetivo, apesar de deixar a dever na estética e na praticidade. O técnico em mecatrônica Rodrigo Sampaio reconhece que ainda há o que melhorar na aparência. “Se conseguirmos investimento, vamos diminuir e deixá-lo o mais confortável possível”, promete.

O iPhone 5 totalmente descarregado da reportagem “ressucitou” após poucos segundos ligado ao Ônix, que havia sido alimentado em alguns minutos de caminhada. Segundo os responsáveis pelo projeto, para carregar integralmente um smartphone, é necessário caminhar durante uma hora. O aparelho consegue armazenar até três cargas completas.

À primeira vista, é praticamente impossível imaginar qual a função da bolsa presa ao joelho por três tiras. O bloco do gerador fica escondido e tem dimensões que se assemelham a de uma carteira: 6,5 cm de largura por 7 cm de comprimento e aproximadamente 450 gramas.

A ideia dos jovens cariocas é aprimorar o projeto e colocá-lo no mercado o quanto antes. “Queremos que todas as pessoas tenham acesso a isso, até para incentivar elas a não ficaram presas dentro de casa, a caminhar em espaços abertos como esse”, afirmou Dias, no Parque Madureira, um dos locais mais visitados da zona norte do Rio.

Quem quiser entrar em contato com os criadores do Ônix, deve enviar um e-mail para [email protected] ou acessar o site do projeto.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Aparelho criado por cariocas promete carregar celular durante caminhada