24 de abril de 2024

Inclusão: Auto Escola Christus é a única no Acre a habilitar pessoas com deficiência

Tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o sonho de muitas pessoas. Mais do que um sonho, é uma necessidade nos dias de hoje: concursos e empresas já fizeram da carteira uma exigência para a inserção no mercado de trabalho.

Além das dificuldades existentes para se passar nos exames práticos e teóricos, uma pequena parcela enfrenta, no Acre, outra dificuldade: habilitar uma pessoa com deficiência exige maiores investimentos e atenção especial por parte da autoescola.

Auto Escola Christus dispõe de um veículo adaptado para deficientes físicos

No entanto, o problema maior não é esse. Pessoas com alguma limitação física, mas que possuem capacidade de dirigir com um veículo adaptado, encontram dificuldades também na hora de achar uma autoescola. Em todo o estado, a única que dispõe de um veículo adaptado é a Auto Escola Christus.

Localizada no centro da cidade, a autoescola também é a única que oferece, em sua estrutura física, total acessibilidade ao cliente que possui alguma limitação física. O proprietário da autoescola, Queffren Carvalho, conta que é uma grande satisfação poder atender esse público.

“Eles têm um diferencial. São pessoas determinadas! Temos casos de pais que pagam carteiras pros filhos e eles não valorizam, faltam aulas, reprovam. Tirar a CNH não é fácil, imagina para as pessoas com deficiência. Mas elas nos surpreendem: são determinadas, vão à luta e não desistem”.

Orgulhoso, Queffren conta que ele mesmo instrui e ministra as aulas nesses casos específicos. O que muita gente não sabe é que, de acordo com ele, outras pessoas também avaliam a pessoa com deficiência.

“Nesses casos, dentro do carro não vão só os 2 examinadores. Tem também um medico e um conselheiro do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Imagina o nervoso da pessoa! É muito mais torturante”.

Sobre o veículo adaptado usado pela autoescola, Queffren conta que foi um investimento que ele mesmo fez questão de fazer, apesar de a lei não obrigas as autoescolas a o fazerem.

“Não é um veículo de autoescola. É um veiculo meu, particular. Existe um projeto que tramita na ALEAC que obriga todas as autoescolas a comprarem um veículo desse. Só que uma lei estadual não pode ir de encontro a uma lei federal, e a lei federal prevê que o PNE pode ser instruído em seu próprio veículo, se ele for adaptado. É por isso que as outras autoescolas daqui não compram um veículo adaptado”.

Além da não obrigatoriedade, o proprietário da Auto Escola Christus conta também que a parcela de pessoas com deficiência que procuram as autoescolas é pequena.

“De 49 alunos, temos 2 que precisam de veículo adaptado. É uma coisa fora do comum! É a primeira vez que isso acontece: duas pessoas com deficiência procurando nossa autoescola para tirar a CNH. A demanda é muito pouca. Você compra um veículo, tem todo um investimento. Fora que o atendimento a essas pessoas é bem mais especial. Atendo, no máximo, dois por vez”.

Queffren conta que, mesmo com as dificuldades, o esforço é recompensado quando ele vê o sorriso no rosto de uma pessoa, seja ela quem for. “É muito gratificante. Não tem limitações que impeçam você de alcançar seus objetivos”.

Mercado de trabalho
Queffren conta que a procura pela Carteira Nacional de Habilitação aumentou nos últimos tempos. É que, de acordo com ele, a carteira está sendo cada vez mais requisitada pelas empresas.

“Você vai fazer um concurso, a maioria dos concursos e empregos exigem habilitação. Tem lugares que você precisa ter veículo. As vezes, tem gente que perde emprego por não ter habilitação”.

Mais do que habilitar pessoa, ele conta que sua autoescola realiza sonhos. Em 2014, por exemplo, ele conta que a Auto Escola Christus habilitou cerca de 370 pessoas e já teve, desde sua criação, mais de 4 mil clientes.

“Nós realizamos sonhos. Vivemos disso! Temos estrutura elogiada pelo Detran, temos total acessibilidade, coisa que autoescola nenhuma tem. Temos pátio próprio há 5 anos, coisa que autoescola nenhuma tem”.

tvchistus

História
Nem todo começo é fácil e com Queffren e sua autoescola não foi diferente. Ele conta que só conseguiu criar a Auto Escola Christus em 2004 graças a compra de uma autoescola antiga.

“Começamos em maio, com nossa primeira portaria publicada em 2004. Eu era funcionário de uma multifuncional. Até que um dia, meu pai chegou pra mim e disse: você já estudou tanto, porque você não monta seu próprio negócio? Então ele me ofereceu ajuda”.

Queffren conta que, nesse tempo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) exigia procedimentos que dificultavam a criação de uma autoescola.

“Foi aí que a apareceu um senhor que estava querendo fechar sua autoescola, a então Auto Escola 5 Estrelas. Negociamos, ele veio me ajudar, eu arrendei a autoescola e, em 2004, surgiu a Auto Escola Christus”.

Questionado sobre o que mudou na autoescola, desde seu surgimento, Queffren é categórico.

“Mudou muita coisa! Quando começamos em 2004, eu fazia o atendimento, eu era o instrutor, ainda lecionava no curso teórico! Hoje, temos 3 instrutores de carro, 3 instrutores de moto, temos instrutor teórico, além instrutor do simulador de direção”.

11800193 878756285535461 2494300664568631765 n

Descontos e promoções

Na Auto Escola, você paga sua primeira habilitação e concorre a 1 TV LED de 32’. Duas já foram sorteadas. O próximo sorteio será no dia 21 de setembro. Ao tirar sua habilitação na categoria A, você ganha um cupom. Na habilitação categoria B, dois cupons e na categoria AB você ganha 3 cupons para concorrer a TV.

Além da promoção, na primeira habilitação há a opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

A Auto Escola Christus fica na Rua Floriano Peixoto, 1085, centro de Rio Branco. Você pode ter mais informações sobre preços, promoções, formas de pagamento e descontos especiais através dos telefones (68) 3226-1469, (68) 9967-2828 ou (68) 9214-1571.

Você pode acompanhar a autoescola nas redes sociais, no Facebook e Instagram

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost