Bicarbonato de sódio: o melhor suplemento do qual ninguém fala

bicarbonato-de-sodio-838x472Aptidão

bicarbonato-de-sodio-838x472Quando ouvimos “bicarbonato de sódio”, nós pensamos em sabão em pó, materiais de limpeza e coisas que colocamos em frigoríficos para que eles não cheirem mal. Mas bicarbonato de sódio tem outros usos também, especialmente no que diz respeito à aptidão e fadiga.
A química do bicarbonato de sódio

Há algumas coisas sobre a química do bicarbonato de sódio que você precisa saber antes de continuarmos essa discussão (e eu prometo que nenhuma delas é louca).

1. A fórmula química do bicarbonato de sódio é NaHCO3;
2. O bicarbonato de sódio é alcalino (ou com Ph básico, como você preferir chamar).

Em química, algumas substâncias são conhecidas por resistirem à mudança de pH, neutralizando o ácido quando em contato com ele. Elas são chamadas de “tampões”.

Os tampões contêm quantidades significativas de um ácido fraco e de sua base conjugada. Uma base conjugada é parte de uma reação em que uma parte do composto se transforma no outro por ganhar ou perder um próton. Nesta reação química, a base conjugada ganha ou absorve um próton.

Todos nós já ouvimos falar alguma coisa sobre o ácido láctico, mas à medida que novos estudos científicos foram evoluindo, descobrimos que ele não é a causa da fadiga muscular, como se pensava inicialmente. A verdadeira causa da fadiga muscular reside em um processo de uma diminuição no Ph induzida pelo exercício físico, também conhecida como a acidose metabólica.

O raciocínio é muito simples: quanto mais baixo o pH, maior a acidez.

Acidose metabólica e a fadiga muscular

A fadiga muscular completa pode ocorrer com concentrações de lactato entre 20 e 25 mmol / L, e alguns casos mais de 30 mmol / L após múltiplas sessões de exercício pesado.

Bicarbonato de sódio e a fadiga

De acordo com estudos realizados por cientistas nutricionais, a fadiga muscular acontece quando há um acúmulo de ácido no interior da célula muscular. Assim, a capacidade muscular total é limitada pelo aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Isto inibe a transferência de energia e a capacidade dos músculos em se contrair.

A defesa do organismo contra isso, então, são os tampões de bicarbonato, que ajudam a neutralizar o ácido produzido pelo exercício intenso.

Uma vez que o bicarbonato de sódio é um agente alcalinizante, ou seja, que reduz a acidez do sangue, ele pode ajudar no processo de recuperação dos seus músculos. Esta ação pode ser capaz de extrair mais do ácido que está dentro das células musculares para a corrente sanguínea e, assim, reduzir o nível de acidez dentro das células musculares. Isto, por sua vez, pode retardar o aparecimento de fadiga.

Isso beneficiaria os atletas cujas intensidades variam entre 80 e 125% do consumo máximo de oxigênio.

As pessoas dentro desta categoria, que abrange exercícios de alta performance, devem reabastecem regularmente seu sistema de glicólise anaeróbia, que produz uma grande quantidade de acidez.

O bicarbonato de sódio previne o declínio no desempenho?

Um estudo conduzido pela Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva testou a suplementação de bicarbonato de sódio em atletas de tênis. Partidas de tênis que são muito prolongadas resultam em fadiga, o que invariavelmente prejudica o desempenho do atleta.

Nove tenistas universitários do sexo masculino foram recrutados para este estudo.

Para fazer as análises, os participantes consumiram bicarbonato de sódio ou cloreto de sódio em doses determinadas. Em um terceiro jogo, eles receberam doses adicionais da mesma substância que haviam consumido antes.

O estudo sugeriu que a suplementação com bicarbonato de sódio poderia impedir o declínio no desempenho dos atletas.

Como introduzir bicarbonato de sódio em sua vida

Alguns de vocês podem estar pensando: “Eu vou comprar um caminhão de bicarbonato de sódio e jogar em tudo o que eu consumo”.

Não faça isso! Ingestão demasiada de bicarbonato de sódio pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como vômitos, desconforto gastrointestinal, distensão abdominal e diarreia. Se você não beber água suficiente, vômitos e diarreia são efeitos colaterais comuns. Mesmo pequenas quantidades de bicarbonato de sódio podem causar desconforto gastrointestinal, dependendo do seu organismo. Além disso, você deve sempre conversar com seu médico antes de adicionar qualquer suplemento em sua rotina.

Agora que eu te dei um pouco um susto, vamos a recomendação diária da substância. Você precisa de um litro de água, quando a ingestão de bicarbonato é de 0,3 gramas por quilo de massa corporal. A água vai ajudar com a absorção e diminuir suas chances de ter efeitos colaterais desagradáveis como os que falei acima.

O bicarbonato de sódio não fica muito tempo no corpo, por isso é importante tomá-lo algo em torno de 1 hora antes de fazer os exercícios. Não tome o suplemento e demore horas para ir treinar. [breakingmuscle, jissn, ncbi]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Bicarbonato de sódio: o melhor suplemento do qual ninguém fala